Sunday 12 July 2009

Calgarians

dedico este post a todos os blogueiros que vivem em calgary-AB.

na minha busca sobre informacoes sobre cidades no canada para eventualmente chegar a decisao de que cidade escolher como nosso futuro lar me deparei com blogueiros brasileiros em varias cidades canadenses. o primeiro blog que encontrei foi "vivendo em calgary" e li quase tudo. parecia um sonho: tantos objetivos conquistados, sonhos realizados. meu medo de largar tudo e recomecar foi reduzido pelo menos em 70%. depois fui entrando nos blogs que apareciam neste blog e um novo mundo se revelou frente meus olhos. e simplesmente incrivel poder "viver" junto com outras pessoas suas conquistas, acompanhar de perto o processo de imigracao e adaptacao, participar das duvidas, das incertezas, vibrar com as conquistas e sucessos.
e assim, eu acompanho muitos blogs ... todos muito interessantes, e sempre aprendo algo novo a cada post.
mas os calgarians ... sao incriveis! as vezes ate me atrapalham ... pois influenciam demasiado na minha escolha da cidade canadense. sao pessoas tao incriveis que muitas vezes tenho vontade de ir morar em calgary simplesmente por ser seus vizinhos/amigos e te-los em minha vida. pessoas de alto-astral ... verdadeiros guerreiros.
nao quero dizer que os outros nao o sejam, por favor nao me entendam mal. na verdade e uma opiniao injusta pois acompanho muitos blogs de calgary e poucos de outras cidades. acho que os calgarians sao por natureza mais blogueiros que os brasileiros de outras cidades.
mas ja que este post esta dedicado a eles nao economizarei com elogios ... posts recheados de informacao, de humor, de energia positiva, de intimidade e motivadores. continuem assim!

aproveito a oportunidade para agradecer a todos os escritores de todos os blogs que acompanham por dividir comigo seu mundo, suas experiencias, seus medos, duvidas, conquistas e sucessos. e consequentemente por fazer meuo processo emocional de imiogracao mais facil.

desejo a todos muita saude, luz, amor e sucesso!!
obrigada por tudo,
Paola

brasileiros fora do brasil

dedico este post a Eliane e seu post (http://nosnaterradogelo.blogspot.com/2009/06/erros-e-acertos.html) que achei muito interessante.

uma coisa muito interessante que aprendi em meus 14 anos fora do brasil e que o fato de uma pessoa ser brasileira nao significa que ela seja uma pessoa de valores iguais aos meus.
por muitos anos eu vivi na ilusao de que o fato de uma pessoa que eu acabasse de conhecer fosse brasileira significava que eu podia confiar nela, abrir meu coracao, minha casa e meu bolso.
muitas vezes ajudei a arrumar emprego, dar "carona" sendo que era totalmente fora da minha rota por pena de que a pessoa tivesse que caminhar ou esperar onibus no frio/calor, convidar pra almocar/jantar, emprestar livros etc. mas uma hora a gente aprende. e com o tempo aprendi que gente boa e aproveitadores existem em todos os lugares e de todas as nacionalidades. e finalmente coloquei na cabeca (e tb coracao) que brasileiro/a nao e sinonimo de honestidade e solidariedade. demorei para aprender a licao, mas aprendi. isso tb me fez entender que nem todo israelense e grosso e mal educado. aqui tb tem muita gente boa, solidaria e honesta.

nunca vivi em gueto, na verdade meus amigos brasileiros (todos gente finissima) moram longe e os vejo esporadicamente mais nas festas de niver de nossos filhos. me integrei totalmente a sociedade e meu dia-a-dia nao e "brasileiro", acho que se nao fossem minhas filhas eu so falaria hebraico aqui o dia todo.

eu tb nao desfilo com camisa do brasil em toda oportunidade que tenho, embora esteja sempre contando a todos - com muito orgulho - que sou brasileira, e fazendo aquela lavagem cerebral nas meninas que "se a mamae e brasileira entao vc tb e". qq um que conversar comigo vera que e extremamente importante pra mim passar o maximo de cultura brasileira pras meninas. eu acho que assim eu premito que elas saibam que eu sou, de onde vim. tv quase que so em portugues (dvd's), so conto historinha em portugues, so falo com elas em portugues mesmo se estou junto com outras pessoas que nao entendem. so passo pro hebraico quando tem um amiguinho delas junto pra nao excluir e nem assutar a crianca (assim ela sabe oq ue se passa oa redor dela).
sei que muitos filhos de imigrantes tem vergonha de saberem outra lingua, de nao serem "iguais" a todo mundo. isso acontecia muito com os russos aqui, e seus filhos se recusavam a conversar na lingua dos pais e se sentiam envergonhados perante os amigos. gracas a deus, minha situacao e oposta. minha filha adora o fato de saber outra lingua, seus amiguinhos na escola ficam muito empolgados quando a escutam falar portugues comigo e perguntam "como se fala maca em portugues? como se fala isso e isso e aquilo" e a lista e interminavel. ela adora tb (como eu!) o fato de ter roupinhas e arquinhos e sapatos do brasil. ela os ve como especiais (como eu tb! ... risos ...).

a minha licao foi
1. nao dar "passe livre" pra alguem so pelo fato de ser brasileiro.
2. nao ha nada melhor que se integrar na sociedade e nao viver em guetos
3. criar minhas filhas num ambiente bi-cultural so tem feito bem a elas.

beijos a todos!

sumida ... e achada!

ola! nao estive simplesmente sumida nao. entre empacotar a casa, fazer a mudanca e por tudo no lugar ainda tive tempo de ficar internada no hospital 3 dias. nada grave, nao se preocupem. desmaiei no banheiro do meu trabalho ... minha colega de trabalho que me achou no chao quase teve que ser internada tb tamanha histeria ... taxa de ferro muito baixa e pressao muito baixa ... 1+1=2 nao tem como fugir. esta gravidez realmente esta cheia de experiencias.
as meninas e meu marido nao "digeriram" muito bem o fato de eu nao estar em casa, mas e um "pilot" pra quando eu der a luz, ja que aqui parto normal sao 3 dias e cesaria sao 5 dias no hospital. mas temos so mais 3 meses ... o medico garantiu que depois que ela nascer as coisas melhoram. entao e so esperar!
mas a casa e legal, num kibbutz (especie de condominio fechado). ja moramos la anteriormente.
assim que econtrar em que caixa esta guardada a maquina fotografica tiro fotos e publico aqui.

outra otima novidade e que recebemos nosso "file number". a agencia que cuida do nosso processo nos disse que a media de tempo que leva desde o envio dos documentos ate receber este bendito "file number" e de 4 meses e que tem gente que espera mais. o nosso demorou 1 mes! fiquei tao feliz! meu marido nem tanto, coitado ..., diz que esta vendo que o tempo dele no seu pais e no seu adorado emprego esta ficando cada vez menor ...
no mais e isso. escreverei outro post dedicado a Eliane (http://nosnaterradogelo.blogspot.com/2009/06/erros-e-acertos.html) pois ela tocou muito assuntos interessantes e que na minha opiniao merecem um post a parte.
beijos a todos!!