Wednesday 24 November 2010

Antecedentes Criminais


Ola pessoal!
Para aqueles que chegaram a esta fase do processo ...
Eis o site para tirar a carta de antecedentes criminais do E.S.
http://www.sesp.es.gov.br/
Agora e possivel tirar o documento atraves da internet. Em 2007 quando precisei deste documento tive que fazer uma procuracao para minha mae na Embaixada do Brasil em Israel ... nao foi nada impossivel, mas sem duvida uma burocracia chata (e cara!).
Desta vez eu consegui tirar as 3 cartas de antecedentes criminais com um clique de mouse ... Viva a tecnologia!!

beijos!!!

Bonne Chance! Paola

Monday 22 November 2010

Enfeites de Natal

Achei um blog lindo (em ingles) e nele tem muitas ideias simples e fofas para fazer enfeites de Natal.
E uma boa forma de passar o tempo com as criancas dentro de casa com este frio que esta fazendo AI fora (pois aqui esta quente ainda, kkk) e tambem enfeitar a casa.

Confiram o passo a passo no blog:







Bonne Chance! Paola

Emocoes a flor da pele

Realmente todos os imigrantes que descrevem partes do processo como um turbilhao de emocoes estao cobertos de razao.
Tem a fase da euforia, de tudo estar dando certo e o processo estar caminhando bem.
Tem tambem a do otimismo, de saber que se esta no caminho certo e que tudo e uma questao de tempo, que tudo se resolve.
Tem a fase da duvida e incerteza, de nao se saber se esta e a escolha certa, de matutar para pensar em solucoes criativas para vencer os obstaculos.
tem a fase da tristeza, pois entao cai a ficha e bate a saudade antecipada das coisas que deixaremos.
tem a fase da tranquilidade, daquela certeza interna de que se esta no rumo certo e que deus no guia e abencoa.
tem a fase da frustracao, de ficar com raiva de ter que recomecar, ter que largar tudo ... reinventar o caminho, reaprender codigos culturais, procurar emprego, casa, escolas, enfim, realmente ter que fazer uma nova vez o que ja havia sido feito no Brasil (ou outro pais).

Pois e, eu estou na fase da frustracao ... ando meio "nervosinha" desde quinta feira passada ... como o Zangado, o anaozinho da Branca de Neve que resmunga sem parar de tudo ... rrsss. mas eu nao ando reclamando com ninguem. Na verdade ninguem sabe que me sinto assim ... pelo menos ate este post ser publicado. Sao simplesmente eu e meus pensamentos.
Eu leio os posts de neve e tombos na neve e penso que nao tenho saco pra neve. Eu saio do trabalho as 15:00 e vou buscar minhas filhas na escola e penso que nao tenho saco para terminar de trabalhar as 17:00 se elas terminam a escola as 15:00. Penso que nao vejo minha familia ha 20 meses e que nao sei quando sera a proxima vez que os verei e fico triste pois embora seja uma mulher forte e determinada as vezes a saudade aperta demais o coracao. Penso que meu pai sofreu um A.V.C. ha pouco mais de um ano e que nao estou la para ajudar minha familia e especialmente minha mae e fico com raiva de mim mesma pois isso faz parte da minh aescolha de nao morar no Brasil. Quero fazer um curso da Camara de Comercio de Israel que comeca agora em dezembro ... e fico brava comigo mesma pois a noite eu capoto ao colocar a nenem pra dormir ... e depois no meio da noite eu acordo pra jantar, tirar maquiagem, tomar banho, escovar dentes, arrumar as bolsas de escola das meninas para a manha seguinte. Fico brava e me pergunto como eu me atrevo a pensar em estudar toda sexta feira por 8 meses se nem ficar acordada depois das 19:30 eu consigo ... e como darei conta de estudar em casa e fazer todas as tarefas durante a semana e tb dar as minhas filhas a atencao que elas merecem? aqui sexta=sabado e sabado=domingo. me explico: a sexta nao se trabalha, so comercio e coisas assim e alguns medicos (e e meio expediente), exatamente como o sabado no brasil. e o sabado e quase como se fosse domingo, so que aqui no sabado realmente nao tem nada: nao tem transporte publico, nao tem supermercado, feira, banco, "niente" etc. ou seja, todas as tarefas tipo supermercado, feira, limpar a casa e tudo mais ficara para o meu marido fazer e mesmo assim durante a semana, ja que na sexta ele tera que ficar com a Louise. estaremos apertando bastante a rotina familiar como consequencia ... pois em vez de chgar em casa as 17:30-18:00 ela tera outros afazeres depois do trabalho ... as meninas ficarao com saudade pois estao acostumadas a brincar com o paizao, eu ficarei mais "ocupada" tendo que me virar com as tres e ainda preparar o jantar. ainda mais que desde quee voltei ao trabalho louise nao desgruda de mim quando eu volto pra casa e o colo de outra pessoa ja na a satisfaz ...
enfim, eu nao sou a unica mae de 3 que quer dar conta de tudo e sei que depois que "me jogar na agua nadarei muito bem" mas antes disso estou na minha fase "nervosinha".

O mais engracado de tudo e que estas "fases emocinais" do processo de imigracao podem ocorrer simultaneamente e tb depois de terem passado podem voltar. Entao e apertar os cintos ... pois o piloto pode vir a surtar ... kkkkk!

Acho que o que me salva e a minha fe. Mas claro, ela me salva em qq circunstancia e nao so no processo de imigracao. Por tanto agradeco imensamente aos meus pais, minha tia e meus avos que me educaram nos ensinamentos de Deus e me ensinaram a acreditar em mim e acima de tudo no Pai.

Beijos a todos e obrigada pelo ombro amigo de sempre.
Obrigada a Deus por coloca-los em meu caminho. Nao sei como seria o processo sem vcs.

Fui!


Bonne Chance! Paola

Monday 15 November 2010

Acreditar e Agir

Encontrei um post legal no Blog da Quiane e gostaria de dividi-lo com vcs.
Beijos, Paola
Um viajante ia caminhando em solo distante, às margens de um grande lago de águas cristalinas. Seu destino era a outra margem.
Suspirou profundamente enquanto tentava fixar o olhar no horizonte.
A voz de um homem coberto de idade, um barqueiro, quebrou o silêncio momentâneo, oferecendo-se para transportá-lo.
O pequeno barco envelhecido, no qual a travessia seria realizada, era provido de dois remos de madeira de carvalho.
Logo seus olhos perceberam o que pareciam ser letras em cada remo. Ao colocar os pés empoeirados dentro do barco, o viajante pode observar que se tratava de duas palavras, num deles estava entalhada a palavra ACREDITAR e no outro AGIR.
Não podendo conter a curiosidade, o viajante perguntou a razão daqueles nomes originais dados aos remos.
O barqueiro respondeu pegando o remo chamado ACREDITAR e remando com toda força.
O barco, então, começou a dar voltas sem sair do lugar em que estava.
Em seguida, pegou o remo AGIR e remou com todo vigor.
Novamente o barco girou em sentido oposto, sem ir adiante.
Finalmente, o velho barqueiro, segurando os dois remos, remou com eles simultaneamente e o barco, impulsionado por ambos os lados, navegou através das águas do lago chegando ao seu destino, à outra margem.

Então o barqueiro disse ao viajante:


- Esse porto se chama autoconfiança.


Simultaneamente, é preciso ACREDITAR e também AGIR para que possamos alcançá-lo!


"Acredite na vida e acima de tudo acredite sempre em você!"

Bonne Chance! Paola

Thursday 11 November 2010

Indignacao

Ola pessoal, tudo bem?

Desde que retornei ao meu trabalho, ha duas semanas, ando meio chocada com a direcao na qual caminha a Humanidade. E tb me lembrei do porque de eu ter propositalmente parado de ler/ouvir/assistir noticiarios.
Esta decisao foi tomada ha alguns anos pois decidi ocupar minha mente e meus ouvidos so com coisas positivas. Desde que voltei ao trabalho, ouvindo radio no trajeto, vejo que minha energia positiva anda diminuindo ... e hoje me dei conta de que tenho que colocar uns CDs de musica no porta-luvas.
Mas o fato e que vindo pro trabalho ouvi o caso de uma mae que enforcou suas duas filhas, uma de 6.5 e outra de 4.5 anos. Comunicaram tb que varias maes foram presas e seus filhos estao sob responsabilidade provisoria do Estado, pois as maes que ouviram a noticia da que enforcou as filhas se sentiram muito confusas e telefonaram para o numero de emergencia para pedir ajuda e como consequencia foram detidas e ficaram sem seus filhos. Me embrulha o estomago so de pensar que uma mulher sente-se confusa frente tamanha monstruosidade e ao pedir ajuda ainda fica sem os filhos e acaba detida numa delegacia.
Na verdade eu nao entendo tb a mae que matou suas filhinhas. Fico tentando imaginar o que se passa na cabeca dela para chegar a tal ponto ...
Isso me faz refletir em geral, e vejo o quanto as pessoas se afastaram de Deus e quao perdidas e distantes estao do caminho da Verdade, pois e a unica explicacao que encontro para tais atos.
Enfim, devo retornar meu antigo habito de nao ver noticias, viver neste meu mundinho ... ainda que o preco seja nao estar muito informada do que acontece no mundo ao meu redor.

Desculpem pelo post, sei que geralmente eu tenho um tom mais positivo, mas hoje fiquei indignada ...

Beijos a todos!

Bonne Chance! Paola

Monday 8 November 2010

Outubro 2010 - mes abencoado

Outubro foi um mes bem agitado aqui em casa ... recheado de novidades maravilhosas.
As bencaos comecaram dia 12 com o aniversario de 1 aninho da Louise. Dia 24 Gal e eu completamos 13 anos de casados. Dia 25 recebemos o telefonema da agencia de imigracao dizendo que o CSQ havia chegado. Dia 29 viajamos para Tel Aviv, pegamos nossa via do CSQ e deixamos la o cheque para a Embaixada do Canada, as fotos, as certidoes de nascimento originais e assinamos uma montanha de papelada. Imagino que a agente de imigracao ja tenha dado entrada no processo federal.
Alem de todos estes eventos maravilhosos tb estava me preparando para deixar o ninho e voltar ao trabalho. Entao posso dizer que realmente o mes de Outubro foi muito abencoado e agitado (no bom sentido).
Agradeco a Deus do fundo do coracao por todas as gracas recebidas. Agradeco a vcs, leitores do blog, pela forca e pelo carinho. Agradeco a minha familia que a sua maneira tem me apoiado nesta caminhada.
Agradeco a todos meus amigos virtuais ou nao, pelos conselhos, pelo ombro amigo, pela ajuda. Uma das melhores coisas do processo de imigracao tem sido todos as pessoas tao especiais que tenho conhecido ao longo do caminho. E incrivel ... uma conversa no skype e logo uma familia ja oferece de nos receber na chegada, outra oferece de dar uma olhada no mercado de trabalho, e todos sem excecao nos ajudando com MUITA informacao sobre $$, escolas, aulas de bale, bairros, cursos da universidade. SERIO, VCS SAO INCRIVEIS! MUITO OBRIGADA POR EXISTIREM!

Beijos e Obrigada, Paola

Bonne Chance! Paola

Coracao de uma imigrante (e mae)

Ontem a noite estava lendo uma historinha infantil para as meninas antes delas irem dormir. E uma rotina que achamos importante e um ritual de todas as noites. Era um conto da Ana Maria Machado, "O segredo da oncinha". Louise estava em volta brincando e Vitoria e Gabriela prestava atencao, ou quase prestavam atencao. Infelizmente, quando o conto infantil e em portugues elas estao menos concentradas que quando e em hebraico, especialmente a Gabriela que fica boiando muitas vezes. Como elas dominam o hebraico BEM melhor que o portugues eu faco um esforco bem grande para mante-las concentradas. Este fato por si so ja me incomoda e me doi o coracao, pois reflete uma realidade que me incomoda profundamente. Mas ontem isso se evidenciou ainda mais quando percebi que elas nao dominam tb expressoes como "pintar o sete" e muitas outras e assim elas perdem muitas "piadinhas" da historinha. Ontem quando eu li pintar o sete ninguem falou nada, e entao eu perguntei o que era e Vitoria respondeu que os bichinho pintavam o numero sete. Ja a Gabriela resolveu que ela nao deixavao bichinho pintar o sete, ela queria que ele pintasse o cinco.

Enfim, todo este bla-bla-bla e pra dizer a vcs que me deu um aperto no coracao ... e me perguntei o que estou fazendo (?). Antes, quando me deparava com uma situacao semelhante eu me consolava: _"Nao se preocupe, e so uma questao de tempo e vc ira embora de Israel". Mas hoje sei que isso nao me ajudara nesta questao especifica pois apesar de estar deixando Israel nao estarei indo pro Brasil e o hebraico sera substituido pelo ingles.
Embora eu nao tenha ainda chegado no Canada, ja sou veterana na vida de imigrante e tenho 15.5 anos de praia. Quando sai do Brasil em 1995 com meus 18 aninhos nunca imiginei as possiveis consequencias (positivas e negativas) deste ato. Apos me tornar mae foi que eu conheci um pouco do preco que se paga ao decidir criar e educar os filhos longe da minha propria cultura e lingua, pra nao falar tb da familia ... Computador aqui em casa e sinonimo de familia no Brasil, de vovo, de vovo, de tio e tia. (Gabriela muitas vezes quer dar algo pra eles pela tela do PC, ja a Vitoria que e maior entende que isso nao e possivel). Alem do mais nao e facil "enfrentar" os constantes pedidos de quero ir pro Brasil, to com saudade da vovo, eu quero comer carne igual a do Brasil, entre tantos outros. Eu nao sei se esta e a mesma realidade para quem chega com os filhotinhos ja crescidinhos, tendo o portugues bem enraizado como lingua materna, mas a questao da familia deve ser um denominador comum de todos nos.
Imagino que se fosse casada com um brasuca seria mais simples pois a lingua que falariamos dentro de casa seria o portugues, mas nao e o meu caso, embora o Gal saiba portugues geralmente falamos em hebraico.
Nao estou dizendo que nao ha solucoes, claro que ha. Mas sinceramente e humildemente sugiro a todos os futuros imigrantes que pensem bastante antes de dar o passo. Pensem no que vcs querem dar a seus filhos em todos os termos, nao so em questoes de seguranca etc. De qualquer forma ha coisas que so descobrimos no meio da caminhada, e cabe a nos encontrarmos solucoes criativas e inteligentes (pelo jeito e o que me falta no momento).

Beijos a todos!!
Paola


Bonne Chance! Paola

Sunday 7 November 2010

De volta ao mercado de trabalho

ola amigos!
Sim ... voltei ao meu antigo emprego dia 01.11.10 ... e isso me faz ver como os planos de Deus sao perfeitos. Me demiti do meu trabalho para poder ficar em casa com a Louise e perto de ela completar 1 aninho me chamaram para voltar para um cargo melhor, com o mesmo chefinho que eu adoro, num novo projeto e com 30% a mais no salario. Como diz a expressao local: "Comi o bolo e ele ainda esta inteiro".
tive o privilegio de ser a mae em tempo integral que eu gosto de ser por 1 ano, descansar, e agora estou aqui a todo vapor de volta a Intel FAB-28 Israel.
Agradeco a duas pessoas pelas que tenho um grande carinho, mesmo conhecendo-as somente no mundo virtual, Eliane - que adotei pra ser minha mae; e Karlson - que ja e um grande amigo. Seus conselhos me fizeram pensar e refletir e me ajudaram a chegar onde estou e tomar a decisao que me parece ter sido a melhor. MUITO OBRIGADA!
Tive muitas duvidas no comeco em especial com relacao a amamentacao, ate levei uma bombinha eletrica para tirar leite durante o trabalho, mas nem foi preciso. tudo deu certo e deixei Louise nas boas maos da minha sogra, e estou tranquila sabendo que minha nenem esta sendo bem cuidada (e muito mimada!).

E e tb por este motivo que sumi um pouco da blogsfera. Sem muito tempo, adormecendo antes das 20:00 enquanto coloco as princesas para dormir ... e depois acordando no meio da noite para tomar banho, escovar dentes e etc.

Mas agora tentarei passar aqui com mais frequencia.
Super beijos!!
Paola

Bonne Chance! Paola

Saturday 6 November 2010

Sumida e depois achada em Ottawa e Gatineau

oi gente!
ando meio sumida, eu sei. no proximo post esplico melhor. ando um pouco sem tempo e com muitos afazeres. mesmo assim, so dei uma passadinha pois achei a materia bem interessante e quero dividi-la com vcs. beijos e fiquem com deus.

http://www.cbc.ca/canada/ottawa/story/2010/03/11/gatineau-profile.html

Rideau Canal - verao

Rideau Canal - inverno



Beijos, Paola
Bonne Chance! Paola