Tuesday 31 May 2011

The STAR formula


gente, li este post no Cãonadá e achei muito util.
"STAR" é uma fórmula usada para responder questões comportamentais em entrevistas através de 4 passos:
Situation

Task

Action

Result

Alguns preferem usar "SAR" (Situation, Action, Result) ou "PAR" (Problem, Action, Result) , mas no fundo são a mesma coisa. Mas como funciona?

Durante a entrevista você terá que falar sobre vários momentos e acontecimentos na sua carreira, como comentei no post anterior, mas não basta simplesmente jogar os fatos para o entrevistador. É necessários estruturar uma história: relatar o cenário (situation), qual era o objetivo que deveria ser atingido(Task), o que foi feito para atingir esse objetivo (Action), e qual foi o resultado (Result).

É claro que você sempre vai contar histórias com finais felizes, como aquele projeto dificílimo no qual você tinha um curto espaço de tempo para entegar e de repente, imprevistos apareceram, mas como você tem muito jogo de cintura, é um bom comunicador e sabe trabalhar em equipe, saiu tudo conforme previsto e a empresa economizou um dinheirão por causa da sua criatividade.

Alguns exemplos:

The Problem: I had a customer who did not want to hear about the features of my merchandise because of a prior interaction with my company.

The Action: I listened to her story and made sure I heard her complaint. I then explained how I would have handled the situation differently and how I can offer her better service. I showed her some facts that changed her mind about dealing with the company again.

The Result: She not only bought the merchandise, but complimented how I handled her account. She is now one of my best customers.
...

The Problem: At my last job I was de Administrative Assistant for two Directors, both had thigh projects deadlines and had asked me for budget details by the end of the day.

The Action: I asked both of them for a five-minute meeting and explained that I was unable to get all of the budget information on a day for both of them. I asked them to explains the details of the project so that we could all understand each other's priorities and deadlines. Together we decided how I could assist both of them with the most urgent aspects of their project and set up a task schedule that we could all monitor for completion on our network.

The Result: We discovered that about 15% of the information could be used for both projects and I was able to finish bot set of budget information on-time. Each director knew exactly when their information was available, and could use their time more effectively to meet their deadline.




Bonne Chance! Paola

Sunday 29 May 2011

UBUNTU


Recebi por e-mail, achei bonito e estou dividindo com vcs.



A jornalista e filósofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, nos  presenteou com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu.


Ela  contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando  terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, então, propôs uma brincadeira pras crianças, que achou  ser inofensiva.
Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e tudo e colocou debaixo de uma árvore. Aí ele  chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "já!", elas deveriam sair  correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.
As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "Já!", instantaneamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto.  Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comerem felizes.

O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.
Elas simplesmente responderam: "Ubuntu, tio. Como uma de nós  poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?"
Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda  não havia compreendido, de verdade,essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?
Ubuntu significa: "Sou quem sou, porque somos todos nós!" 
O fato curioso é que essa prática solidária foi registrada também entre os kaingang, primitivos habitantes do  Paraná .
Ubuntu  para todos nós  !!!

Uma pessoa é uma pessoa por causa das outras pessoas”.                       
Ditado  Ubuntu ( Umuntu ngumuntu nagabantu )

Bonne Chance! Paola

Tuesday 24 May 2011

Uma outra face da moeda "Canada"

OUTRO POST ESQUECIDO ... antes tarde do que nunca!

ola pessoal! achei um comentario da Erika no blog do Sandro e com na minha opiniao e bem interessante, resolvi publicar aqui (obrigada Erika pela permissao).
Na minha opiniao e um depoimento bem valido que abre os olhos de quem ainda nao chegou aqui, para nao largar tudo e chegar pensando que  o Canada e o paraiso na terra.

Fazer escolhas conscientes e o primeiro passo para o sucesso e para evitar decepcoes e ilusoes.

beijos a todos!!
Paola

Acho que quando estamos no Brasil, os motivos que nos fazem emigrar sao uns. Mas depois de estar aqui e começar a viver a viver a verdade, os motivos para ficar nem sempre continuam os mesmos.



Na verdade tanto para emigrar quanto para se manter imigrante, nao é uma ou outra razao que nos faz tomar estas atitudes, precisa de um grande pacote de “porquês”.


Dos mencionados na enquete, que costumam mesmo ser os mais motivadores, posso dizer que acesso a uma boa educaçao estava no meu pacote inicial, assim como uma boa saúde pública.


Hoje, sei que esses dois setores sao péssimos, sinceramente o que conheci aqui, empata com o que conheci no Brasil, de bom e de ruim.


Entao nao é por esses 2 motivos que nós, Lapins, ficamos.


Em compensaçao, no quesito segurança pública, fugir da corrupçao sem cura, e melhor relaçao entre trabalho e vida pessoal, continuam no nosso pacote “pq. ficar”.


Há ressalvas porém: no quesito segurança, temos uma situaçao bem melhor que o Brasil (comparando por exemplo os números que vc citou), mas já começamos ver por aqui muitos casos de impunidade. Criminosos que nao sao punidos e voltam a cometer crimes barbaros. Uso de drogas e proibido por lei, mas ninguém faz nada para coibir. Inclusive o local onde mais se consome é nas escolas, sejam péublicas ou privadas (Só para citar alguns exemplos).


No quesito corrupçao, me preocupa muito casos como or ecente da concorrencia ( ?) “vencida” pela Bombardier+alstom para o metrô de Montréal, isso pra mim foi pior que as trapaças do Maluf (e outros tantos que conhecemos!).


Como assim inventar aos 46′ do segundo tempo uma lei para adequar uma cachorrada daquelas? Fazer a populaçao pagar o dobro do preço por um contrato (já começaram a tirar de outras fontes, vide novos valores de matriculas dos veiculos!) sem esclarecer as razoes e tirando de forma vergonhosa um concorrente estrangeiro competitivo (se os trens do concorrente nao eram bons, pq. nao abriram o jogo e informaram claramente a populaçao que nao estavam comparando maças com maças?? ). Isso me lembrou o Brasil protecionista e militar dos anos 70 e 80, que afundou o país num atraso tecnológico sem precedentes e freiou o desenvolvimento por anos por uma suposta “proteçao da industria nacional” e onde para resolver qualquer questionamento, era só criar um AI-5.






Meeeeda, muito meeeda de ver isso aqui que gostamos tanto se degradar nos próximos 15 anos…






Infelizmente aqui no Québec, absurdos adminitrativos (e sinais claros de corrupçao na esfera pública) geram indignaçao pública mas assim como no Brasil, na maioria das vezes, essa indignaçao nao passa das conversas nas rodinhas na hora da pausa-café.


De vez em quando um ou outro grupo fazem uma manifestaçao, mas tenho a impressao que o impacto que elas causam é bem pequeno. Tomara que eu esteja beeeem errada.


Por isso adorei a galera entrando na prefeitura de Mascouche para assustar “o homi”. Moradores de outras cidades (como Laval, Montréal) poderiam bem tomar isso como exemplo.






abraços


Erika




Bonne Chance! Paola

38a semana de gestacao ...

Achei este post nos rascunhos ... resolvi publicar.

quero escrever mas na verdade nem sem o que escrever. tenho tantas coisas a fazer ate o parto e tenho medo de nao conseguir terminar tudo a tempo. como me canso muito rapido devido a pressao muito baixa tudo leva mais tempo e nunca consigo fazer todas as coisas que gostaria de fazer e nao sei como to sempre arrumando mais coisas pra fazer. deveria mesmo e andar de olhos fexhados dentro (e fora de casa). nao sei o que me da que fico num desespero danado de fazer certas coisas ... ha 3 dias por ex. eu pintei a frente da casa. me mudei ha 3 meses e a frente da casa era cinza - cor triste e sem graca! - e entao peguei o rolo e pintei de champagne. nao pintei tudo-tudo nao, mas onde as meninas brincam e na frente do jardim pintei. nem eu mesmo sei o que de tao urgente tinha nisso, no mesmo dia tb apreoveitei e reformei uma mesa velha que elas usam pra pintar e desenhar la fora na varanda. ficou linda, na verdade vou ate la fora agora tirar uma foto e coloca-la junto com o post.
pintei com tinta de parede verde-agua, deixei as meninas darem suas pinceladas com tinta guache e depois que secou passei verniz e espalhei um pouco de purpurina. elas adoraram!

tb nao sei que tao urgente tinha nisso ... agora quero que meu marido monte o berco pois quero (reforma-lo tb) lixar e pintar. e um berco velho que recebi de uma amiga (o nosso foi vendido ha 1.5 ano quando estava vendendo tudo pra voltar pro brasil). da pra usar do jeito que esta, mas outra vez, me urge reforma-lo pra que fique bem bonitinho e a altura da minha nova princesa.
mas o resultado e sempre o mesmo, depois das peripecias fico 1.5 dia de repouso por nao aguentar o tranco. ai fico com este estado de "urgencia" mais agucado ainda por ter tantas outras coisas pra fazer e estar deitada descansando.
minha sogra diz que sao os hormonios, que estou preparando o ninho. meu marido diz ser o ocio (ja que nao estou trabalhando - repouso por atestado medico). e vcs, o que me dizem? sera que estou exagerando mesmo? simplesmente tenho a sensacao que depois do parto nao poderei fazer nada por um bom tempo, pois terei que descansar cada minuto que puder, ja que as 15:30 minhas outras duas princesas voltam do jardim de infancia e serei obrigada a ter forcas fisicas e emocionais para cuidar delas tb. nossa ... me parece assustador ser mae de 3 ... e nao e como no brasil, nao temos empregada, faxineira, lavadeira, passadeira, diarista, motorista nem nada do estilo. fica tudo por conta nossa mesmo ... ter nenem e mais uma crianca nao e dificil ... mas ter duas criancas e um nenem ... sera interessante! e ainda mais no meu caso que sou fanatica por amamentacao e fico com elas grudadas no peito dia e noite. minha ideologia e que peito e solucao pra tudo: fome, sede, gases, chupeta, atencao, parar de chorar, etc. a mais velha nao teve chupeta pois fiquei em casa com ela 1 ano e 2 meses, a do meio dei chupeta pois voltei a trabalhar quando ela tinha 5 meses. e nesta vez tomara que nao precise dar chupeta tb pois nao pretendo voltar ao trabalho por um bom tempo e sera de casa pro canada - com fe em deus!
beijos a todos!

Novo emprego? Algumas dica$ valio$a$

Embora ainda nao entenda muito do assunto, neste blog vc podera ver algumas dicas sobre como e quando manejar o seu 401k (401k USA) ou o seu equivalente RRSPC (RRSPCanada).

O assunto e muito interessante e, provavelmente, quando estiver fazendo minhas pesquisas sobre a aposentadoria canadense (RRSPC) eu escreverei um post so sobre o assunto.

Mas se ja estamos aqui, aproveito para deixar um link sobre a compra da casa (HBP - Home Buyer's Plan)

Bonne Chance! Paola

Monday 23 May 2011

Festivais em Calgary

Queridos, neste site (http://www.discovercalgary.com/Calgary/Events/Festivals/) vcs poderao ver uma enooomrrrme lista de festivais em calgary ate o final do ano.


Bonne Chance! Paola

Historias de Imigrantes no Canada


Pessoal, aqui vao alguns links com historias de imigrantes no Canada.
E interessante ver como existe um denominador comum entre todos embora vindos de diferentes lugares do planeta.
Espero que gostem!





ARGENTINA:
http://correresmidestino.com/guillermo-ziegler/

http://correresmidestino.com/gabriel-almada/
INGLATERRA:
http://correresmidestino.com/gill/
TAILANDIA:
http://correresmidestino.com/nui/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+CorrerEsMiDestino+%28Correr+Es+Mi+Destino%29

GEORGIA:
http://correresmidestino.com/khatia-caroline/

YUGOSLAVIA:
http://correresmidestino.com/yasmine/

USA:
http://correresmidestino.com/adam-and-eric-from-the-usa-to-toronto/

TURQUIA:
http://correresmidestino.com/mehmet-kaya/

BRASIL (este nao e uma analise da "saga da imigracao", mas vale a pena ler tb):
http://blogdacleida.wordpress.com/2011/04/28/perfil-de-brasileiro-em-destaque/


Bonne Chance! Paola

Sunday 22 May 2011

Isso nao esta acontecendo comigo 1 e 2

Quinta feira contei no meu trabalho que estamos indo, avisei meu chefe que comece procurar alguem pra ficar no meu lugar ... Afinal, ele havia me pedido 3 meses de antecedencia quando lhe contei que o processo estava andando.

Foi uma sensacao estranha. Agora que estamos contando para as pessoas que estamos indo, as vezes parece que isso nao e comigo, que sou expectadora de um filme da vida alheia ... quando sera que caira a ficha??

Quando conversei com meu chefe, ele deu aquele sorrizinho de canto de boca (daqueles que a gente nao tem a menor ideia do que se passa na cabeca da pessoa). Claro, eu perguntei porque ele sorria. Ele respondeu na maior naturalidade: _"Ja vejo vcs de mala e cuia aqui de volta, com uma mao na frente e outra atras." Eu fiquei na minha. Entao foi a vez dele perguntar se eu nao tinha nada a responder. Respondi que isso poderia realmente acontecer, mas com certeza nao me impediria de tentar. este e o "Isso nao esta acontecendo comigo" #01, pois nao imaginava levar este balde de agua fria de alguem com quem divido o mesmo escritorio por mais de 4 anos ... alguem que me valoriza profissionalmente.

Meu marido estava numa fogueira comunitaria ontem com as duas mais velhas (foi um feriado aqui e a tradicao e fazer uma foqgueira a noitinha...) enquanto eu dava banho na Louise e a colocava para dormir. Uma vizinha se aproximou e comecou a falar que ficou sabendo que a nossa casa iria se desocupar bla-bla-bla ... e entao ela perguntou o porque da nossa decisao. Meu marido nao e tagarela como eu, e em poucas palavras explicou. A mulher comecou a falar mil e uma asneiras. O coitado voltou pra casa cabis-baixo e indignado, como uma pessoa simplesmente comeca a colocar tantos defeitos/obstaculos e praticamente jogar praga nos planos alheios. Expliquei pra ele que agora teremos que ser fortes, pois muitas pessoas irao fazer isso. Que sempre concordasse com todo mundo, se falasssem que e loucura etc. e tal, que concordasse. se falassem que e uma boa ideia, que concordasse tb! pois afinal, qual seria a finalidade de tentar convencer as pessoas que nossos planos, em nossa humilde opiniao, sao bons? Nem nossos familiares entendem, por que esperar que outras pessoas entendam?!

Na mesma quinta feira, apos avisar meu chefe, a noticia correu como polvora aqui na empresa. Um "grande amigo" (pelo menos eu achava que era), ja na casa dos 50, uma pessoa que por uns 2 anos almoca sentado ao meu lado,  que me convidou (e eu fui) para o casamento de 2 dos seus 7 filhos, enfim, uma pessoa que me conhece e sabe quem eu sou, me falou algo que ate hoje, quase 4 dias depois, ainda nao consegui digerir. A traducao e literaria:
"este e o problema com vcs, produtos do exterior. a gente faz uma esforco enorme para aceita-los, cortamos seus chifres, enrolamos seu rabo e transformamos vcs em gente de verdade, e ai vcs roubam nosso homens".
Senti como se realmente tivesse levado um tapa na cara.

Ja passei por algumas "situacoes preconceituosas" aqui em Israel, esta nao foi a primeira vez.
Este e o "Isso nao esta acontecendo comigo" #02, pois realmente nao esperava tal reacao de uma pessoa que se diz meu amigo. Depois ele continuou a conversar comigo como se nada tivesse acontecido.


Mas, o "choque" vai passar, vou deixar o ocorrido para tras, a vida segue, e tenho tantas coisas boas e alegres para fazer com os preparativos da viagem e o novo capitulo de nossas vidas no canada que este constragimento nao ira sequer ocupar lugar na minha massa cinzenta.

Ja vendemos a impressora, doamos o micro-ondas, dei muita roupinha de nenem para vizinhas gravidas, e os preparativos seguem, mais devagar do que deveriam, mas seguem. Meu pai sempre me dizia: Devagar e sempre. E assim vamos!





Bonne Chance! Paola

Wednesday 18 May 2011

Faltam 100 dias ...

Faltam apenas 100 dias para a nossa chegada no Canada ...
No momento o diagnostico e o seguinte:
1. Os preparativos ainda estao andando muito devagar ... mancando na verdade
2. Louise com crise alergica, sem dormir ... tossindo muito
3. Meu curso chegando ao final, agora tenho que fazer o projeto fnal do curso e me preparar para a prova do CPM que sera em Julho
5. No trabalho o ritmo esta mais acelerado, estamos chegando ao "pic" do projeto
6. Finalmente o maridao comecou a ler sobre assuntos relacionados ao Canada ... comecou a ler o guia para o imigrante ... (Aleluia!) Antes tarde do que nunca!
7. Temos que comecar a avisar as pessoas que estamos indo: empresa, dono da casa, escolinhas, amigos, familiares ...
Este e um ponto importante e tb simbolico. Ambos, meu marido e eu, sentimos que este passo tem muito significado para nossa aventura canadense.
8. As vendas/doacoes de nossos pertences comecaram, embora muito timidamente

Eu estou na duvida sobre quando deveria deixar de trabalhar, de quanto tempo precisarei para organizar as coisas me dedicando periodo integral ... mas acho que a medida em que formos nos organizando verei o que ainda resta para fazer e entao terei uma ideia mais clara da situacao.

Enquanto isso, tenho que me recuperar da fatiga ... pois como a Lulu nao dorme bem, eu estou MORTA de cansaco!!

Bonne Chance! Paola

Sunday 15 May 2011

Por terra e por mar ...


Recebi uma super dica de uma amiga:
Enviar caixas de ate 20 Kg. por transporte maritimo. Leva 3 meses para chegar e o custo e infinitamente menor que pagar bagagem extra.

Nos vamos de British Airways e so temos direito a 1 mala de 23 kg. para cada um (23x4= 92 kg. no total) e a Louise, como ainda nao tem 2 anos, nao tem direito a bagagem (!).

Temos a opcao de adicionar ATE 1 mala de 23 kg. para cada um pelo preco simbolico de 99 Euros.


Entao, com os 99 Euros eu poderia levar 3.8 malas ...
Assim sendo, estamos considerando seriamente mandar parte de nossas coisas via mar ...

Beijos!

Bonne Chance! Paola

O tempo esta voando ...

Gente ... eu nao acredito, o tempo esta passando tao rapido!

Coloquei um bloquinho em casa com a contagem regressiva e toda noite eu vou la e tiro ma folhinha ... Mas nao pensem que e por ansiedade, nao. E para nos darmos conta (especialmente o maridao) de que falta pouco tempo e que temos que meter o pe no acelerador e "dar um jeito na vida", como diz minha mae.

Ontem a noite comecamos a fotografar moveis e eletrodomesticos para colocar a venda.
Quando o micro-ondas se foi as meninas nao gostaram muito nao ... perguntaram porque estavamos doando, se iriamos comprar um novo. Claro, respondi que comprariamos outro ja no Canada. Nao consegui decifrar os olhares ... tristeza, incompreensao, alegria ...

Agora, vamos comecar a separar tb os itens que irao, os que ficarao aqui. Ontem dei pra uma vizinha duas sacolas gigantes com roupas de nenem, na verdade com tudo que ja esta pequeno para a Louise. Ela devolveu muita coisa pois disse que nao gosta muito de rosa e nao e chegada a vestidos ... praticamente todo o conteudo das sacolas (! kkk !).

Eu tento nao me envolver com o tema Canada por enquanto, deixar mais coisas na responsabilidade do maridao, mas nao me aguento. Na verdade, meu foco agora e o curso que estou fazendo,  o trabalho que tenho que apresentar no curso e a prova do certificado internacional CPM em Julho.

Tem tanta coisa pra fazer e o que mais me concerna e que deve ter muito mais coisa ainda pra fazer e que nao sabemos que devemos fazer ... mas tudo bem, faz parte do processo, vamos descobrindo e postando aqui.

Super beijos,
Paola
Bonne Chance! Paola

Thursday 12 May 2011

Escolas de Ballet em Calgary


Agradeco a dois amigos, Karla e Marcelo, que me enviaram alguns links de algumas escolas de ballet em Calgary.


E aqui venho dividir com vcs:
http://www.urbandanceprojects.com/
http://www.danceonedge.ca/
http://www.premieredance.com/mainred.htm

http://www.schoolofalbertaballet.com/
http://www.ssballet.ca/




Bonne Chance! Paola

Wednesday 11 May 2011

Imovel no Canada: precos de aluguel

Achei um post SUPIMPA (de repente me lembrei desta palavra que ha anos nao ouvia nem lia) sobre precos de aluguel no Canada de acordo com a provincia e tb com as principais cidades de cada provincia.
Estrelando Alberta e Calgary - as mais caras!
Beijos!!
Bonne Chance! Paola

Friday 6 May 2011

Escolhendo a escola dos pequenos antes de chegar no Canada

Ola pessoal!

Para quem quer ir ja dando uma olhada nas escolas canadenses, entrem neste site aqui.
Trata-se de um ranking das escolas. Vc escolhe a provincia e ai e so abaixar o PDF que vem detalhado praticamente todas as escolas da provincia, a pontuacao que ela recebeu neste ano letivo (2010-2011) e o historico da pontuacao dos ultimos 5 anos. Eles tb tem uma breve introducao explicando o porque de fazer este ranking, de como ele e feito e de quais parametros sao considerados.

Voce pode escolher as escolas cuja pontuacao lhe agrada mais e entao dar uma olhada no perfil do bairro/comunidade. Pode tb fazer o contrario, escolhendo alguns bairros e entao vendo pra que escola os pequenos devem ir, e ai olhar a pontuacao dessas escolas.

Pra quem se interessa por Alberta aqui vao os links:
Para informacoes sobre os bairros aqui
Para ver perfil de bairros (estatisticas) aqui - este e muito interessante
Para descobrir a escola que o pimpolho deve ir segundo o bairro (school designation) aqui - escolha o tipo de escola que vc quer (normal, imersao francesa, montessori entre outras)
E para ver o perfil das escolas aqui

Bom, espero que isso ajude a esclarescer as ideias ... pra gente foi de otima serventia.

Beijos!!

Bonne Chance! Paola

Thursday 5 May 2011

Post legal (8 anos de canada)

Gente li um post super legal e venho aqui dividir com vcs:

http://conversaentrepenelopes.blogspot.com/2011/05/8-anos-de-canada.html

Bonne Chance! Paola

Vistos!!! Canada here we go!!

Ontem no fim da tarde recebemos um telefonema MARAVILHOSO da agencia que nos representa dizendo que os passaportes voltaram COM OS VISTOS!
Amanha vou pra Tel Aviv buscar esta preciosa encomenda ...
Esta primeira etapa de uma caminhada que comecou ha quase 3 anos esta chegando ao seu fim.

Bonne Chance! Paola

Sunday 1 May 2011

Canadian Tire - New Campaign - Launch TV Commercial

Comercial legal da Canadian Tire.

Pois e, galera, este e o nosso alvo ... pensar e agir desta forma. Se nao o fizermos nossos filhos o farao por nos!

Beijos!!

Bonne Chance! Paola

Como criar um gênio criativo

Gente, tem um post no blog My baby rocks rocks super legal.
Eu adorei e recomendo. Tem tudo a ver com nossa (marido e eu) filosofia educacional.

Beijos a todos!!

Num mundo de mudanças constantes, crianças deverão ser altamente criativas para poderem competir. Além de dar aos seus filhos o básico de suas necessidades e garantir seu bem e sua felicidade - muitos pais esperam que seus filhos surjam de repente com uma mente criativa pronta para conquistar o mundo. Porém criatividade e talento precisam ser cultivados e alimentados, assim como o que você fornece para as necessidades fisiológicas básicas de seu filho. O celebro é um musculo que pode ser exercitado como qualquer outra parte do corpo em crescimento do seu filho. Aqui estão algumas maneiras de ajudar a desenvolver a criatividade no seu pequeno:

1. Limite a TV e os video games
Sentar-se na frente da tv ou da tela do computador fará pouco para expandir a mente de seu filho. Ao invés disso, encorage a brincadeira livre onde seu filho possa usar a imaginação e desempenhar papéis. Brincadeiras estruturadas são ótimas, mas seu filho precisará aprender o que fazer com o tempo não estruturado, o que o permite descobrir coisas por si próprios e flexibilizar sua imaginação em seu limite.

2. Exponha seu filho à Arte
Se seu filho não é exposto às artes quando novo, ele poderá "tropeçar" nela quando ficar maior. Você é aquele quem deve iniciar essa exposição. Leve-o a museus, galerias de arte, musicais, shows, etc. Ao ver seu lado criativo e questionador essas qualidades passarão para seu filho.
3. Seja paciente e permita que seu filho faça sozinho
Ao permitir seu filho ou filha experimentar diferentes coisas o possível é um grande passo para a criatividade. Deixe-os participar das tarefas diárias para que ganhem a sensação de pertencimento. Permiti-lo fazer coisas sozinho pode levar mais tempo do que se você estivesse ajudando, promover sua independência e criatividade compensará no final. Dando-o a oportunidade de participar de jardinagem, tarefas, etc. você estará construindo sua auto-confiança e mostrando-o que é capaz de qualquer que sua mente se fixar. Esta é uma excelente base para sua criatividade crescer.

4. Monte um "cantinho da criatividade" na sua casa
Prepare um cantinho que pertença só a seu filho em sua casa - na condição dele sempre manter esse cantinho em ordem depois que usá-lo. Proporcione materiais adequados para a idade - como massinha, giz de cera, lápis e cor, papéis e tesouras sem pontas. Seu filho poderá trabalhar suas habilidades artísticas, usar sua imaginação, aperfeiçoar suas habilidades motoras e sentir que tem liberdade e seu próprio espaço para fazer tudo isso.

5. Com um pouco de encorajamento se vai longe
Se você realmente quer nutrir a mente criativa de seu filho, então garanta encorajá-lo a qualquer custo. Ao invés de ser crítico sobre seus esforços criativos, aplauda-o pela tentativa de expressar-se. Ouça entusiasmadamente a suas histórias e músicas e elogie-os - até mesmo participe, sempre que possível. Proteja e encoraje a curiosidade natural de seu filho e seu amor pela exploração assim ele poderá crescer e se desenvolver de maneira maravilhosa.
Bonne Chance! Paola