Wednesday 30 July 2014

Primeira missa no Canada





Local: Paróquia de São José dos Portugueses na cidade de Oakville, localizada na 2451 Old Bronte Road.

Data: Inverno 2011, um lindo Domingo



Após muitos e muitos anos sem ir a uma Igreja Católica, lá vou eu, feliz da vida para a Missa.
A sensação de estar em casa desde que cheguei ao Canadá é indescritível! Tantas coisas, cheiros e cores em comun com a minha adorada terrinha “que em se plantando, tudo dá” …

Uma Missa às 09:00 em Português, outra as 10:30 em Inglês e por fim uma outra em Português ao meio-dia.
Nós fomos às 09:00. Erro! A audiência era unicamente de idosos, éramos a única família com filhos.
Após a missa eu imaginava que alguém se aproximaria … mas os velhinhos estavam mesmo preocupados em fumar seus cigarros e entrar no carro correndo, fugindo da neve e do frio.

Quase 2 anos depois descobri que as famílias e os jovens frequentam a missa do meio-dia.

Em suma, fui lá esta única vez. Acompanhar o sotaque puxado do Padre Açoriano foi um desafio liguístico a parte … rsrsrsrsss. Mas valeu muito ter levado minhas filhas lá. Quem sabe num futuro mais próximo voltemos a ir à Paróquia São José …

Sobre a Igreja

2451 Old Bronte Rd, Oakville, ON L6M 4J2


Bonne Chance! Paola

Gaúcho + albergue + Toronto = muito chimarrão!

Galera,

Venho aqui divider com vocês esta matéria legal que li no OiToronto.

Um Ano em Toronto: #VidaDeHostel



Bonne Chance! Paola

Bienal brasileira volta à Toronto no Harbourfront Centre

A terceira edição do Expressions of Brazil (de 8 a 10 de agosto) apresenta um caleidoscópio cultural de programação ampla e variada. Entre as atrações estão grandes nomes da música brasileira como o pianista Rubens Salles e o percursionista Marivaldo dos Santos (que se apresentam juntos), o guitarrista Olmir stocker e a cantora Kay Lyra; além de conjuntos locais de grande destaque como o Humber Brazilian Jazz Ensemble, do brasileiro Gord Sheard, entre outros grupos de choro, forró e MPB.

Veja a matéria na íntegra no OiToronto: http://oitoronto.com.br/34998/bienal-brasileira-volta-a-toronto-no-harbourfront-centre/


Bonne Chance! Paola

Tuesday 29 July 2014

MAIS DE 30 MIL BRASILEIROS SERÃO BENEFICIADOS PELO ACORDO PREVIDENCIÁRIO

A promulgação do Acordo de Previdência Social entre o Brasil e o Canadá foi publicada no DOU desta sexta-feira (25). O acordo prevê a totalização dos períodos de contribuição realizados nos dois países, além do deslocamento temporário. A partir de 1º de agosto, data do início da vigência, brasileiros poderão comparecer às agências de Previdência Social canadenses e iniciar procedimento de concessão de benefício.
Os mais de 30 mil brasileiros que residem no Canadá serão beneficiados, assim como os canadenses que vivem no Brasil. Aposentadoria por idade, pensão por morte e aposentadoria por invalidez são os benefícios contemplados no acordo que alcança tanto os contribuintes do Regime Geral de Previdência Social  (RGPS)– gerido pelo Instituto Nacional do Seguro Social – quanto os dos regimes de servidores públicos (RPPs).
Pelo deslocamento temporário, um empregado que esteja sujeito à legislação de um dos países e que seja enviado para trabalhar no território do outro país – desde que mantido o mesmo empregador – permaneça sujeito apenas à legislação previdenciária do país de origem nos primeiros sessenta meses de deslocamento.
Acordos de Previdência Social- Além das convenções previdenciárias multilaterais ibero-americana e a mercosulina, o Brasil possui acordos previdenciários bilaterais em vigência com Alemanha, Cabo Verde, Chile, Espanha, Grécia, Itália, Japão, Luxemburgo e Portugal. Encontram-se em procedimento de ratificação acordos com Bélgica, República da Coreia, França, Canadá e Quebec (província que, segundo a constituição canadense, detém autonomia para o estabelecimento de tais instrumentos).
Fonte: MPS. As matérias publicadas compreendem as áreas de Consultoria Atuarial, Previdência Complementar e/ou Planos de Saúde, sendo de responsabilidade de seus autores e não refletindo, necessariamente, a opinião da GAMA Consultores Associados.


Bonne Chance! Paola

Alma cigana

Há tempos que não escrevo um post de tom pessoal … 
Quase 3 anos de Canadá …
O pé começa a coçar …














Agora tudo está ficando um tanto familiar, já sabendo me situar geograficamente, mais “aculturada” ao ambiente local, e é aí que vem aquele desejo lá no fundo de novamente partir em busca ao desconhecido, ao novo. Á novas oportunidades de aprender o que ainda não sei.

Começo olhar para a provincia vizinha com um certo saudosismo. Uma certa inquietude do que poderia ter sido e não foi. A sentir uma vontade grande de falar Francês tão bem quanto falo outras línguas, de ter na minha bagagem uma experiência quebeca para contar …

É claro, não há escolhas sem preços. Se tivesse ficado no Quebec, meu Inglês não seria “fluente” como é hoje. Se tivesse ficado no Quebec … só Deus sabe que rumo a vida teria tomado.




Sorte que não estamos tão longe assim e com 6 hrs de carro chegamos em Montreal! J



Bonne Chance! Paola

Educação no Quebec

Monday 28 July 2014

Wasaga Beach: 24th ANNUAL CORVETTE WEEKEND - XXIV Festival de Corvettes

Data: 16 de Agosto 2014
Horario: 09:00
Local: Beach 1 - Wasaga

Para maiores informções acesse o link: http://www.wasagabeachcorvetteclub.com/beach-cruize.html
ou http://www.wasagabeach.com/ 





Bonne Chance! Paola
Verão 2014 - Verão maluco

Este é o nosso terceiro verão no Canadá, o mais chuvoso desde então, com certeza.
Como a Primavera tardou em chegar este ano, parece que estamos recebendo chuvas atrasadas … Noite passada choveu a noite toda. E tem sido assim nos ultimos 3 dias. Embora o fim de semana tenha sido bom, domingo ensolarado com temperaturas de 22 graus e Sábado tenho sido nublado com 25 graus, a chuva não quer ir embora. Hoje choveu quase a manhã toda também.

Sera que isso indica que o Outono sera longo e o Inverno tardará? Tomara!!

Bonne Chance! Paola

Friday 25 July 2014

Placas legais nas estradas canadenses







Bonne Chance! Paola

Para informação geral do público

Se você ainda não estava ciente deste fato, fique sabendo … :

Displaying .facebook_1406308892696.jpg

Cuidado 
Água na pista durante a chuva

Não é só Português que tem placas brilhantes não … rsrsrrssss

Bonne Chance! Paola

Serviço de extensão de visto no Canadá




Para quem está aqui estudando e precisa extender seu visto, o OiToronto oferece este service. Confira no site: http://oitoronto.com.br/servico-de-extensao-de-visto/



Bonne Chance! Paola

Curso de Francês em Toronto




Para quem achava que para fazer um curso de Francês fora do Brasil teria que viajar para a França … o Canadá também oferece esta oportunidade. Veja mais informações neste link aqui: http://oitoronto.com.br/curso-de-frances-em-toronto-cce/ 

Mais sobre o francofonismo no Canada: 
http://canadawinterwonderland.blogspot.ca/2014/07/frances-no-canada.html 


Bonne Chance! Paola
Bonne Chance! Paola

Francês no Canada

Olá meus queridos, bom dia!



Para quem achava que para fazer um curso de Francês fora do Brasil teria que viajar para a França … o Canadá também oferece esta oportunidade. Veja mais informações neste link aqui: http://oitoronto.com.br/curso-de-frances-em-toronto-cce/

O Canadá é oficialmente um país bilíngüe com língua francesa difundida nas províncias orientais de Quebec e New Brunswick, no leste de Ontário e em particular ao longo das comunidades ocidentais. O significado de ser um país bilíngüe no Canadá refere-se aos serviços do Governo Federal. Ou seja, o Governo Federal tem a obrigação de prestação de serviços em ambas as línguas oficiais do país. Cidadãos canadenses geralmente aprendem as duas línguas ao mesmo tempo embora o monolinguismo em Inglês ou Francês seja comum. Inglês é a língua mais difundida na maior parte do país.


 
O francês é a língua materna de cerca de sete milhões de canadenses (22,3% da população canadense). A maioria nativos falantes de francês no Canadá vive em Quebec, onde o francês é a maior e única língua oficial. Cerca de 80% da população do Quebec são francófonos nativos, e 95% da população fala francês como primeira ou segunda língua. Além disso, cerca de um milhão francófonos nativos vivem em outras províncias, formando uma minoria considerável em New Brunswick, que é oficialmente uma província bilíngüe, onde cerca de um terço da população é francófona. Há também comunidades de língua francesa em Manitoba e Ontário, onde os francófonos compõem cerca de 10-15 por cento da população, bem como as comunidades significativamente menores em Alberta, Nova Escócia e Saskatchewan cerca de 5-10%. Muitas dessas comunidades são apoiadas por instituições de língua francesa.


 
Pela Línguas Oficiais Act em 1969, Canadá reconheceu Inglês e Francês como tendo o mesmo status no governo do Canadá. Enquanto o Francês, sem especificação quanto ao dialeto ou variedade, tem o status de uma das duas línguas oficiais do Canadá no nível do governo federal, o Inglês é a língua materna da maioria dos canadenses. 
O governo federal oferece serviços e opera em ambas as línguas. O francês é a única língua oficial em Quebec, a nível provincial e é co-oficial com Inglês em New Brunswick. Os governos provinciais de Ontário, New Brunswick e Manitoba são obrigados a fornecer serviços em francês, justificado pelo número de francófonos (aqueles cuja língua materna é o francês). No entanto, a Carta Canadense de Direitos e Liberdades exige que todas as províncias forneçam educação primária e secundária para as suas minorias de língua oficial às expensas públicas.

Mais sobre a história da língua francesa no Canadá: http://en.wikipedia.org/wiki/French_language_in_Canada

Veja aqui o perfil das comunidades francesas de cada província canadense: http://profils.fcfa.ca/en  e aqui também: http://rvf.ca/francophone-communities.php


e confiram mais informações, preços, vistos, e mais!

Bonne Chance! Paola

ILSC - quer estudar Inglês no Canadá?

Olá meus queridos, bom dia!

Para quem está interessado em estudar Inglês no Canadá, este programa pode ser uma boa opção.


e confiram mais informações, preços, vistos, e mais!



Bonne Chance! Paola

ILAC - Curso de Inglês em Toronto

Olá meus queridos, bom dia!

Para quem está interessado em estudar Inglês no Canadá, este programa pode ser uma boa opção.





Bonne Chance! Paola

FoodShare comercializa produtos hortifrutigranjeiros em ônibus adaptado do TTC

Obter comida saudável pode ser uma tarefa difícil para muitos moradores de Toronto. Em alguns bairros, por exemplo, os moradores precisam caminhar mais de um quilômetro para fazer suas compras no supermercado. Em outros, frutas e legumes são simplesmente caros demais para a população.
Para amenizar este problema, a FoodShare Toronto implementou o Mobile Good Food Market Bus, que leva produtos frescos para comunidades de baixa renda através de um veículo TTC Wheel-Trans convertido.
A organização oferece oportunidades de voluntariado.
Materia feita por Loretta Murphy Translations

Bonne Chance! Paola

Thursday 10 July 2014

Nossa experiencia no Summer Camp

Ola pessoal!

Apos uns meses em casa, o novo emprego bateu as portas e entao surgiu a pergunta: o que fazer com a criancada nas ferias do verao? Com quem deixar enquanto eu vou batalhar o pao nosso de cada dia?

Com apenas 3 dias para encontrar uma solucao, comecei a bater rua, perguntar amigos e pesquisar na internet um summer camp para minhas princesas.

Varias opcoes, mas o conteudo nao era o maior parametro. O preco tinha que ser o mais atrativo. Entre dezenas de opcoes, desde a colonia de ferias em frances ate atelie de doces e quitutes, o S.N.A.P. summer camp foi nossa escolha.

Seguindo a indicacao de uma amiga da Romania, descobri um programa super legal, com precos acessiveis e alem de ser o unico que aceitava a minha pequenina Lulu, que ainda nao completou os 5 aninhos.

Pela manha elas ficam na piscina por um tempo, depois tem varias atividades de artesanato, atividades esportivas etc. No fim do dia elas voltam p piscina. Toda quinta feira tem passeio. Semana passada foram no Parque LaSalle, hoje estao indo ao cinema.

Elas estao adorando! Todo dia Gabriela volta p casa feliz da vida que passou no swim test (teste de natacao)e pode ficar na piscina sem colete salva-vidas.

Eu, tinha uma doce ilusao de que tanta atividade e piscina as deixaria cansadas e iriam pegar no sono cedo ... como disse, doce ilusao!

Vou nessa! bjs! fiquem com Deus!

Bonne Chance! Paola

Tuesday 8 July 2014

Sob fogo cruzado novamente

O verao esta chegando no hesmisferio norte e a clima aquece na Terra Santa novamente.
Hoje teve uma tentativa de ataque terrorista onde eu morava. 5 terroristas cruzaram a fronteira pelo mar e estavam a caminho de Zikim para um ataque terrorista.

Simultaneamente, VARIAS regioes do pais estavam sob bombardeio de misseis.

veja aqui o mapa de quanto tempo uma pessoa dispoe para correr para o abrigo anti-aereo apos ouvir o alarme de bomba:





Bonne Chance! Paola

Seu filho/a dorme suficiente?

Esta e uma questao importante, pois reflete no comportamento e capacidade de aprendizado da crianca.

Veja a serguir uma tabela de acordo com a idade da crianca:

Meu filho dorme suficiente?
  Idade
  Horas de sono/dia
0 - 2 meses
   10.5 - 18
2 - 12 meses
   14 - 15
1 - 3 anos
   12 - 14
3 - 5 anos
   11 - 13
5 - 12 anos
   10 - 11

Displaying 20140708_071639.jpg
Bonne Chance! Paola