Wednesday, 21 January 2015

FRACASSO E SUCESSO NO EXTERIOR, por Rogério Tanganelli.

Galera, esta materia que o Rogerio Tanganelli escreveu e show!
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Esta semana uma notícia foi recebida de forma distinta por muitos que vivem nas terras geladas do Canadá. A rede de lojas americana Target anunciou que está deixando o país. Eles chegaram por aqui em meados de 2013. As coisas andaram mal, mês após mês prejuízos com a perda de alguns milhões de dólares. Com o cenário mais otimista o lucro só viria em 2021, isso segundo os analistas da marca. As explicações foram muitas para o fracasso. Prateleiras vazias, falta de novidades, promoções nada convidativas, preços acima da concorrência, localização e os comparativos com a versão do Tio Sam considerada bem mais atraente.  Infelizmente o maior ônus da perda como sempre fica para os mais fracos, cerca de 1,700  trabalhadores que infelizmente irão perder seus empregos. Entretanto,  claro, fica também um modelo a ser estudado.
D’accord, mas o que isso tem a ver com os imigrantes e este título maluco. Aqui está o paralelo.  A Target, assim como você e eu meu amigo desembarcamos em terras estranhas com um único objetivo : o sucesso.
A medida do sucesso.
No caso da Target o sucesso é medido pelo lucro. Pelo menos a explicação para o fracasso foi traduzida em números. Sem dinheiro, não adianta, é hora de partir. O problema é que quando o lucro se torna o objetivo a sobrevivência pode estar ameaçada. Para uma família, indíviduo ou empresa o foco deve ser sempre o mesmo. Acima do rendimento está a própria sobrevivência e harmonia do grupo. Se o lucro for o ponto final o tráfico de drogas então é o melhor modelo de gestão, ou a prostituição. No entanto o lucro em muitos casos pode tornar o caminho da evolução turbulento. Ele, o lucro, pode representar o suicídio. É só olhar para a crise de 2008 que teve início nos EUA. Anos antes da bolha estourar os rendimentos foram recordes em todos os setores. Empresários comemoravam os altos salários que chegavam a ser 150 vezes maior  que o salário de um trabalhador comum. Foi exatamente o lucro excessivo e a falta de gerenciamento destes rendimentos que causaram o colapso.
Um outro exemplo, um pai ou mãe de família podem estar com ótimos salários, mas trabalham muito e não conseguem ver os filhos. Neste caso é preciso repensar a estratégia, por que estão perdendo o contato com aquilo de mais importante, os filhos e a manutenção da família pode estar em risco. O lucro em descontrole é temeroso. Quantas famílias e casais não são sacrificados em nome do rendimento ?
Muitos imigrantes medem sua experiência a partir do lucro. Quanto estou ganhando ? Qual carro possuo ? Meu emprego aqui é melhor do que no Brasil ? Pior. Pago muitas taxas, estou sendo roubado. Vou para outro país. Lá eu tinha ar-condicionado, uma boneca Lu patinadora e viajava uma vez por ano. Aqui tenho 2 mil na conta e uma mala da marca z. Estão sempre olhando números. Para estes imigrantes a vida pode ser um verdadeiro fracasso em terra alheia. As coisas demoram, o cargo sonhado não vem, o lucro não aparece e a decepção chega.
No Brasil aprendemos a medir o sucesso desta forma. Lembro de um dia que uma pessoa disse assim para mim. Você vai se mudar para o Canadá porquê ? Disse que queria continuar minha peregrinação pelo mundo para conhecer um pouco mais e tentar uma vida diferente. Ela me disse. Mas também, você não deu certo aqui no Brasil, não tem muito a perder. Nem adiantaria se eu disesse que havia feito isso ou aquilo. Um mestrado, um honra ao mérito, ou se eu tivesse simplesmente mantido com harmonia minha família, isso não é sinônimo de sucesso. No Brasil ele começa com RE e acaba com AL. Mas  nunca dormi neste barulho e resolvi partir, exatamente pra me afastar desta mentalidade.
O modelo Estadunidense de sucesso.
Muitos imigrantes entraram de gaiato no Quebéc. Uma boa parte sempre teve o sonho dourado norte americano, o famoso estilo american way of life. Sonham com bens de consumo e muitos deles. Sonham com as prateleiras da Target realmente como devem ser. Mas como o green card é muito difícil muitos tentam o primo de cima, o Canadá, caminho também difícil e a terceira via acaba sendo escolher o Quebéc, a província francesa, com ares de Rússia. O problema é que o Quebéc é uma sociedade muito mais vermelha que azul, mais esquerda que direita E o Chavez é mais querido que o Bush por aqui. Os impostos são altos, saúde e educação estão na mão do Estado e o fisco é severo. Existem muitas ações sociais para equilibrar o “gap”  entre ricos e pobres, apesar do país não ser diferente das potências mundiais. Ou seja, cada um no seu quadrado fique claro. Ficar rico no Quebéc é tão difícil ou mais do que no Brasil. Na verdade os índices de mobilidade social são muito mais altos no Brasil. E é por isso que existe uma centena de imigrantes, assim como a Target, metendo o pé do Quebéc ou no mínimo reclamando.
Adaptação.
Assim como a cooperação essa é uma das principais características da boa sobrevivência. Qualquer especialista dirá à rede Target que ela foi deficiente no quesito adaptação, não soube entender, esperar e se adaptar ao gosto e exigencias locais. O mesmo serve para o imigrante. Quando se chega numa nova casa a melhor coisa a se fazer é estudá-la. Tudo tem um processo e um protocolo a ser seguido. Talvez a Target errou o alvo ao escolher o Canadá, assim como muitos imigrantes.
Pelo menos no quesito imigração é evidente que o Canadá sabe bem receber. O Quebéc, mais ainda. A província tem uma história demasiadamente rica, um povo especial e batalhador e o maior diferencial para o recém-chegado, aqui ele é bem-vindo. Os imigrantes são selecionados e integrados e recebem muita ajuda para isso. E bota ajuda. Encaminhamento para escola, francisação, educação para os filhos, saúde, créditos financeiros, ajuda na inserção do mercado de trabalho, além é claro de uma integração cultural incrível. Em pouco tempo um imigrante já consegue se sentir em casa.
A regra do sucesso.
Não existe a regra do sucesso, muito menos um padrão, entretanto, existe planejamento e um caminho a ser seguido. Antes de mais nada você não deve ser influenciado por um padrão imposto por outros. Coloque teus principais objetivos em um papel assim que der início a sua etapa de mudança e tente se organizar para cumprí-los e estudar a evolução deste projeto. A Target quando saiu de casa sabia o que queria. E pode ter certeza que não era chegar aqui e ir embora em menos de dois anos. Houve falhas nesta história e onde elas estão? Nos poucos anos de estudo sobre o perfil dos imigrantes uma coisa posso dizer sem medo de errar. Existe um grande descompasso entre tempo, exigências e domínio das informações. São os 3 principais fatores que determinam a frustração para muitos. 1, 5, 15, quantos anos são necessários para a integração de toda uma vida ? Muita gente quer tudo de uma vez e que seja logo. A falta de informação também gera uma surpresa a cada nova barreira. Alguns chegam, encaram os primeiros desafios de validação de diploma e já se desesperam. Um estudo prévio maior eliminaria por exemplo esta frustração.
E as altas exigências fazem com que muitos transformem o tão sonhado paraíso num pacote de viagem turística enganosa. Acham que foram roubados. Existe uma sequência de “consumidores” incompreendidos no processo de imigração. As frases deles vão da : “Ninguém me disse que aqui era tão frio” passando pelo “O governo do Canadá convoca gente qualificada para lavar prato” ao “Eles estão de olho só nos nosso filhos” até as tradicionais “ Nem Francês eles falam” e a absurda que ouvi recentemente “ O Québec não tem história”.
Não somos do grupo cego defensores do Quebéc, mas a província cumpre o grande papel da integração de forma clara e honesta.  Aprenda a agradecer e nunca esquecer o que veio buscar. Estudo, trabalho, família, convivência, aprendizado, língua, experiências novas e inserção. Isso é a medida do teu sucesso. Esse deve ser o teu foco. Não os números da tua conta bancária. Ter carro, casa, viajar, comer bem, tudo isso é importante, sem dúvida nenhuma, mas tudo isso é secundário, fugaz. Ou alguém se sustenta somente com isso.
Empresas como pessoas estão perdendo o foco. A Target pode ter encerrado sua história por aqui de forma triste. E você ? Qual será sua história em terras geladas …..
Rogério Tanganelli.


Bonne Chance! Paola

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