Wednesday 10 June 2009

Banff - AB (III) - Papai voltou!

Abaixo: Lake Louise
E olhem so a alegria das minhas princesas, e do papai tb, quando ele voltou pra Israel.
Chegou muito cansado ... e nos estavamos passando por um momento "delicado", digamos:
4 dias antes de meu marido voltar pra Israel, num sabado pela manha, comecou a guerra no sul do pais (onde moro). estava limpando o carro, aspirando o po, com as duas cadeirinhas de seguranca fora do carro, na casa da minha sogra (haviamos ido almocar la) que fica na fronteira com a Faixa de Gaza, quando recebo um telefonema do trabalho do meu marido (ele trabalha pro governo) me avisando que tinha 3 horas pra evacuar a cidade onde moro (Ashkelon, 3 km da fronteira com a Faixa de Gaza) e ir em direcao norte. 15 min. depois eu vejo os avioes da forca aerea israelense bombardeando a Faixa de Gaza, soa a sirene e comecam a chover bombas onde estavamos. Claro que tentei manter a calma. Acho que na verdade nao queria acreditar ... Coloquei as cadeirinhas, peguei as meninas, fui pra casa, arrumaei as malas entre varias sirenes e corridas pro quarto anti-bombas (toda casa/apt. aqui tem isso). A pequena ficou muito assutada. Nao preciso nem falar que nao consegui fazer tudo em 3 horas, ne?! E ainda telefonei pro meu marido, acordando ele as 02:00 da manha no Canada ... perguntei se eu realmente tinha que evacuar - a resposta foi positiva. Fui pra casa do meu cunhado, que vive num kibbutz ao norte de Tel Aviv. Foi la que meu marido aterrisou e reencontrou suas filhas e esposa. Foram 3 semanas fora de casa.

4 comments:

Eliane said...

Oi Paola,
acho que viver em pânico o tempo todo é muito complicado, é por isso que eu gosto de estar aqui, essa tranquilidade não tem preço. Com relação aos derivados de leite, sabe que você tem razão sou alergica a qualquer leite que tenha acima de 0% de gordura, se tomar leite com 1% já passo mal. Tenho uma amiga aqui que é que é Israel, se bem que ela morava em Tel Aviv e lá ela se sentia muito bem com relação a respiração. Bom dia para vocês,
grande beijo, Eliane

César, Valéria, Lara e Anaclara said...

Meu Deus que apuro!!!!!!! Ainda bem que tudo acabou bem.

E a vida segue...

Anonymous said...

Oi Paola...obrigada pela visita ao meu Blog.....nao conhecia o teu... e adorei...vou passar a segui-lo rs....
Mas q apuro q vc passou aqui heim..só de ler meu coraçao ja disparou rsrs...
vou torcer q vcs consigam terminar o processo logo.... viver aassim...em tensao...deve ser ruim de mais.
Gostei tb do q vc escreveu sobre os guetos...e q ser brasileiroa) nao é sinomimo de honestidade...alias..como vc disse...honestidade e desonestidade...há em todas as culturas, lugares....onde quer q passamos...vamos mesmo encontrar pessoas boas e más...e as nem tao boas nem tao más..rsrs..
Grande beijo e q Deus esteja sempre protegendo vcs.

Paola said...

ola! quando vim responder seu recadinho vi que nao tinha seu nome ... e pensei que feio escrever um e-mail sem o nome dele. ai fui ao seu blog e revirei de pe a cabeca e nao encontrei ... mas fique sabendo que minha intencao era de ser mais pessoal.



eu tb adorei seu blog. e como me mudeu ha pouco tempo ainda nao tenho net em casa, mas assim que for conectada ao mundo mostrarei ao meu marido. ele completara 39 anos em novembro e se acha ja um velho pangare pra recomecar a vida. quase todos os blogs sao de pessoas mais novas e ele sempre enfatiza este fato. mas quando vi o seu ... alem de ter gostado dos seus posts, e claro.



eu comecei a fazer faculdade de odonto no brasil ... na FOC (faculdade de odontologia de campos - RJ) mas vim de ferias pra ca e acabei ficando. nao consegui cursar odonto aqui pois e so pra cidadaos e eu recebi a minha ha pouco mais de 2 anos ... fiquei uns 12 anos morando aqui de residente temporaria, renovando o visto todo ano - um verdadeiro pe no saco, alem dos gastos e da burocracia. entao achei muito interessate tb o fato de vc ser dentista. ate pensei em fazer odonto no canada ... mas nao sei, agora com filhos - filhas na verdade, fica mais dificil. talvez este trem realmente ja tenha saido da estacao. mas gracas a deus sou bem sucedida profissionalmente mesmo nao sendo dentista.

vc mora em calgary ou toronto?

a questao da guerra ... e nao foi facil, mas vc sabe, o ser humano e um verdadeiro "survivor" e a gente vai em frente.

qundo morava em jerusalem tb foi na epoca dos ataques terroristas com homens bombas. onibus e restaurantes explodindo ... tb me salevei por pouco em varios eventos. fiquei um pouco traumatizada, mas eventualmente, ao longo dos anos acabei supoerando. mas decididamente nao quero que minhas filhas crescam neste ambiente de guerra. mas meu marido, como e daqui nao ve as coisas da mesma forma que eu. ele nao se ve num estado de ameca constante e acha que isso aqui e normal e que nao e tao grave assim. acho que esta forma de pensar tb e um mecanismo de sobrevivencia do ser humano.

mas enfim, obrigada pela preocupacao e pela atencao. espero que se ouver uma guerra com o Iran seja depois que eu ja tenha deixado este pais, pois imagino que aqui a coisa ficara "quente".

beijos e abracos!

tudo de bom,

paola