Thursday 17 February 2011

Maria Vitoria da Silva ... quer falar ingles

Minha filha mais velha, Vitoria (sem Maria e da Silva), completou 6 anos fim de Novembro 2010. Sei que sou suspeita a dizer mas ela realmente e uma menina brilhante, inteligente e tambem MUITO madura e sensivel. Sua sensibilidade se expressa, entre outros, em uma grande capacidade de captar tudo a sua volta. Muito intuitiva, ela entende a linguagem corporal  e as mensagens implicitas de todos a sua volta, e infelizmente muitas vezes tenta suprir as expectativas dos outros.
Ilustrarei com um exemplo: no jardim de infancia que estudava ha 1 ano atras, um dia quando fui busca-la percebi que ela tinha a calca do avesso. Entao fui perguntando se ela havia trocado de roupa e puxando ela pro meu lado pra ajuda-la a arrumar. Para a minha grande surpresa a calca estava toda suja de coco. Levei-a pro banheiro pra limpar e trocar a roupa e perguntei o que aconteceu. Ela explicou que tinha usado o banheiro e que teve diarreia e nao consegui se limpar direito. com a calcinha sujou, ela tirou e colocou no seu armario da escola, e como a calca sujou ela resolveu virar do avesso. Entao perguntei porque ela nao chamou a professora ou qualquer uma das outras 3 assistentes, ao que ela me explicou com muita clareza: _" Mamae, eu posso chama-las e elas me ajudarao, mas nao e isso que elas querem. Depois elas ficarao trsites comigo. O que elas gostam mesmo e que sejamos independentes e que facamos tudo sozinhos".
Ninguem nunca falou isso pra ela, mas nao precisava - ela capta tudo.
E um perigo, ate em casa nao se pode falar nada perto que ela ja entende o que foi dito e o que nao foi dito e se por um acaso falamos em outra lingua ela mais que depresa pergunta sobre o que estamos falando.
(aos meus futuros vizinhos, fiquem avisados)

Enfim, este rodeio todo foi para contar pra vcs que agora estou em busca de uma professora de ingles para minha querida princesa. Esta semana, enquanto voltavamos da escolinha delas pra casa, a Vitoria me deu um sermao. Me explicava que ela nao poderia ir para escola pois ela nao sabe falar ingles, pois como ela pediria para ir ao banheiro, beber agua, etc. Eu usei o exemplo da sua irmazinha, que ainda nao sabe falar mas se faz entender. Pessimo exemplo! Ela na hesitou e me respondeu: _"Mas eu nao quero ir para o Canada e virar uma bebe de 1 ano, eu quero continuar com meus 6 anos!". Com uma bofetada destas a gente acorda, nao tem jeito. Comeco a perceber que ela tambem, a sua maneira, esta sentindo o impacto da mudanca que se aproxima. Logo logo eu a acalmei e prometi encontrar uma professora de ingles para lhe dar aula particular. Pelo retrovisor do carro eu vi um lindo sorriso de felicidade misturado com alivio (ou sera so a minha interpretacao?). E no banco do motorista tb eu pude sorrir contente ao ver que ela ficou mais calma.

As vezes pensamos que nao temos que nos preocupar com as criancas pois elas se adaptam muito mais rapido que nos adultos, embora seja verdade nao significa que nao devamos tentar amortecer as dificuldades. Eu estou aprendendo isso "na marra".

Beijos a todos!

Bonne Chance! Paola

3 comments:

Mila K said...

Olha só... quando eu tinha 6 anos me mudei com meus pais para os EUA, e me colocaram numa escola normal, pública. Eu não falava um pingo de inglês ao chegar, e em poucas semanas eu já estava quase fluente, depois de uns meses eu falava tão bem quanto qualquer coleguinha, chegando a ser personagem principal num teatrinho da escola.

Acho que não vai ser problema pra sua filha aprender rápido quando ela estiver lá... realmente é outra coisa criança aprender novas línguas. Mas entendo que sua filha está nervosa com esse assunto, então espero que você consiga uma boa professora pra ela. :)

Bjs,
Mila

.::: Andressa :::. said...

Oi Paola, será esse o "mal"de todas as MARIAS VITÓRIA???
Minha filha tambem é bem parecida com a sua e as vezes, finge até estar falando ingles. rsrsrsr
Olha, pelo que leio e converso com pessoas que estao lá, o ingles para as crianças nao será o problema.
Vc verá que logo logo elas estarao falando tao bem ou melhor que vcs.
Descanse, amiga!
E com certeza, ela vendo que os pais estarao bem e felizes, esse aprendizado será beeeeem mais facil!
Grande beijo

César, Valéria, Lara e Anaclara said...

Essa sua princesa é nota 1000. Parabéns pra ela. E pra vocês, lógico.

E a vida segue...