Wednesday 16 February 2011

Que ver-gooooooo-nha!!

Gente, passei uma vergonha tao grande segunda a noite ...

Telefonei para o centro de matriculas escolares para imigrantes com o objetivo de receber informacoes sobre a matricula e tambem sobre um programa de imersao francesa (explicarei em outro post) e entao percebi que realmente meus bons modos brasileiros estao pouco a pouco, ao longo desses 16 anos, sendo substituidos pelos pessimos modos do Oriente Medio.
Eu me explico: uma mulher muito gentil e educada (ao contrario de certa pessoa) atendeu o telefone. Eu expus minha situacao, a idade das minhas filhas, minhas perguntas, etc. Ela pacientemente ME OUVIU, ESCUTOU tudo que eu tinha pra dizer, sem me interromper, e so depois comecou a responder.
Eu, atropelei as palavras da pobre coitada 3 vezes. 3 vezes cortei a mulher ... cada vez que isso acontecia eu percebia, me sentia envergonhada e ao mesmo ficava surpresa em ver que toda vez que eu comecava a falar (sem ela ter terminado) ela parava pra me escutar. realmente eu fiquei boquiaberta ... eu nao estou mais acostumada a ter alguem me ouvindo, prestando atencao no que eu falo sem me interromper a cada meia duzia de palavras que falo ... ja havia esquecido que isso existe.
por um lado me senti muito mal ao ver que ando muito mal-educada, por outro fiquei MUITO contente em ver que minhas filhas terao uma otima educacao e que tb eu vou ter a oportunidade de viver numa cultura mais educada e serei influenciada por ela.

Beijos a todos!

Bonne Chance! Paola

4 comments:

Ilvan Filho said...

Paola, o melhor de tudo foi vc ter se envergonhado! Tem muita gente q/ faz o q/ quer na hora em q/ quer e do jeito q/ quer, passando por cima de qualquer um e nem liga. Nao gasta um segundo refletindo sobre suas acoes.
Vc, alem de ter refletido, se deu o trabalho de escrever um post sobre o assunto.

Nao precisa mais ter vergonha, vc, agora, virou um exemplo!

Um abraco

Lucianna said...

Olha, nao se iluda tanto assim nao... Por aqui nem sempre eles esperam voce terminar de falar, nao eh comum mas acontecer sim! Muiutas vezes eles pulam na conclusao do que voce esta falando para eles, eu ja tive ate que pedir para pararem e me ouvirem pois eu ainda nao havia terminado.... e nao era imigrante, nao!
abracos

Soraya Wallau said...

Oi Paola, eu ia dizer a mesma coisa que a Lucianna, poucas vezes isso acontece, viu?! As pessoas aqui não são tão educadas qnt se pensa, não que sejam mal-educados propriamente, mas não são finos e pacientes, não. Muitas das pessoas mais educadas são de outros países, imigrantes como nós. Mas vc vai ver q aqui é tudo normal, q existem as coisas boas e ruins, e que educação vem de casa mesmo, não tem jeito. Mas como o Ilvan falou vc reparou em algo q fez e sse é o caminho certo. hahaha.
Bjinhos

César, Valéria, Lara e Anaclara said...

Essas mostras de educacao e que me fazem ter certeza de nossa escolha.

E a vida segue...