Friday 25 June 2010

Mais uma etapa vencida

gentem!!!
ai eu nem acredito ... esto vivendo a minha fase pos-TCF ... que tranquilidade!
ate a minha filha mais velha ja ficava me perguntando: _ "mamae, quando e que vc vai fazer esta prova de frances? faz logo!" pois tudo que ela pedia a resposta era: depois da minha prova de frances. parabens pra ela que esperou pacientemente.

entao ... a prova foi bem facil, na minha opiniao, 30 perguntas em 30 minutos. a parte de compreensao oral. e 6 questoes em 15 minutos na expressao oral. o unico empecilho foi ... minha bebe, la petite Louise, que chorou grande parte do tempo da primeira prova e eu nao consegui me concentrar ... minha sogra foi conosco (marido e eu) pra ficar com ela, mas ela nao se tocou de sair pra passear ou distrair a nenem, que a partir da 7 questao nao aprava de chorar ... eu tentei, em vao, me concentrar so na prova e nao pensar nela, mas nao consegui. as ultimas 5 questoes foram terriveis ... nem a pergunta eu consegui ouvir ... e olha que as respostas eram super curtas, eu entendia toda e cada palavra das respostas, mas nao tinha me concentrado no texto e nem consegui ouvir a pergunta. a Lulu chourou tanto que ja quase no finalzinho uma das mocas que aplicavam a prova saiu la fora e pediu pra minha sogra se pirulitar dali com a nenem. recebi uma permissao especial pra ir amamentar a Louise entre a primeira e a segunda prova e de quebra me colocaram pra ser a primeira a fazer a compreensao oral. digo, a primeira na minha sala pois tinha tanta gente fazendo as provas que eram 4 salas ...  ao fim da 2 prova, as senhoras me elogiaram e disseram que sou um amor, muito inteligente e que a prova foi 10. sai de la com a bola cheia ... rsrsrss ... mas resultado que e bom so em 1 mes, se nao demorar mais. eles gravam a gente e mandam pra franca para correcao.
ja meu queridinho marido ... ate agora nao se acalmou. achou a 1 prova muito dificil e a 2 me disse que gaguejava o tempo todo. coitado fez a prova com fome, com frio ... ele esta muito estressado e como nunca teve que lidar com o fracasso (ele e muito inteligente, nao e porque e meu marido nao) ele nao sabe o que fazer ... esta muito temeroso de nao ter chegado ao nivel que precisava e acha que se se sair bem sera um verdadeiro milagre.





eu estou confiante. confio em deus. sei que o que tiver que ser sera. e assim, nao estou nada preocupada.
agora, temos que continuar estudando e nos preparando pra entrevista, pois so em casos onde o nivel de frances e bem alto e que eles te dispensam da entrevista aqui em israel. assim que mesmo se ele nao tiver ido muito bem, ainda temos nossa chance.

 bom, acho que isso e tudo. coloco aqui uns links bem legais que achei na net.

Catherine Potvin, uma quebecoise falando sobre o quebec:


Soraia Tandel, uma imigrantes brasileira, mestre em Economia Política (PUC-SP) e diretora do Escritório de Imigração do Québec em São Paulo numa palestra super interessante sobre a imigracao para o quebec:





beijos & Best Wishes, Paola

No comments: