Monday 9 August 2010

AAAHHHHHHRRR!!!!!!!

Tem dia que da vontade de jogar tudo para o alto ... dar aquele berro bem alto (com bastante eco, de preferencia). E assim que estou hoje.
Esta vida de imigrante realmente e uma prova de fogo ... um verdadeiro exercicio de paciencia e sangue frio. Meu Deus! E verdade que entregamos os documentos ha pouco mais de 1 ano, mas eu estou nessa ja ha 15 anos!
Eu nao queria vir pra Israel, mas a vontade de Deus me trouxe para a Terra Santa. Fui ficando e ficando mas nunca tive realmente a intencao de morar aqui. Nos primeiros 6 meses eu ainda andava com meu relogio no horario do Brasil e vivia fazendo as contas para ver que horas eram aqui. Em 1997, 2 anos depois da minha chegada, eu tive a minha primeira "crise" e de malas arrumadas, passagem reservada acabei ficando. Pelo menos uma vez ao ano depois disso eu entrava em depre querendo voltar ... hoje eu entendo que simplesmente nao era a hora certa nem o lugar certo. O meu destino seria outro que nao o Brasil, seria o Canada.
Ja ha 15 anos e 5 meses eu moro em Israel e a sensacao de estar no lugar errado e uma constante que me acompanha nestes anos. Sao 15 anos de esperanca de que "daqui a pouquinho eu ja estou indo embora", de pensamentos excluentes "eles sao assim, eu nao" ou "este povo nao tem educacao". E assim entre sentimentos de exclusao dupla - eu me diferenciando deles e eles com preconceitos e racismo em relacao a mim, sentimentos de superioridade (eu nao sou assim!; eu sou brasuleira), eu passei este ultimos 15 anos da minha vida me esforcando muito para nao criar raizes sentimentais e materias aqui, me esforcei mutio para nao ser absorvida por completo na mentalidade local.
E olha que apesar dos pesares, Israel e um bom pais. Sao inumeras qualidades e vantagens que posso citar. Acho que quando estiver no Canada eu sentirei muita falta do sistema de saude ... que e de EXCELENTE qualidade, TOTALMENTE gratis, rapido, eficiente, entre outros.
As vezes me da muita raiva pois eu vivo a minha vida de malas nas maos, na doce e desesperada esperanca de poder logo logo me mandar daqui. E eu acabo frustrada pois alem do fato de ainda estar aqui, eu nao construo nada, nao ha um planejamento de longo prazo. Na verdade, nem de medio nem de curto. So a partir do momento em que decidimos imigrar para o Canada e que comecaram os planejamentos a curto prazo. Mas e uma situacao frustrante ... claro, gracas a Deus, nao me sinto assim todos dias. Geralmente eu vejo a vida cor-de-rosa ... mas hoje, como diz minha mamae, "estou cuspindo marimbondos". Tudo que faco vem repleto de pontos de interrogacao, todas as oportunidades que surgem (muitas delas eu nem as percebo por estar focada no Canada), ter que esperar chegar ao Canada para entao comecar a investir na minha vida profissional pra valer ... Sei que depois que estiver morando no Canada 2-3 anos, ao lembrar desta epoca irei sorrir - senao rir, e ver as coisas em outra perspectiva.
Eu sou o porquinho que construiu a casa de tijolos. Nao sei se e personalidade, a educacao que tive ou devido ao fato de eu ser virginiana, mas gosto de fazer as coisas bem feitas, gosto de comprar eletrodomesticos de boa qualidade, que duram. Nao sou a consumidora que compra qq aparelho de DVD, por ex., e ai troca a cada 1-2 anos. Tambem nao gosto de fazer as coisas pelas metades, e e assim que me sinto agora nesta fase do processo de imigracao ... fazendo muitas coisas pelas metades.
Bom, ja esta tarde. Este post foi escrito a prestacoes, pois ainda fiz muita coisa durante esta noite.
Agora estou mais calminha que quando comecei escrever ... Obrigada a todos pelo ombro amigo e o carinho de sempre.
Fiquem com Deus.


Bonne Chance! Paola

6 comments:

Lu e Mar said...

Oi Paola!

EU me vi na sua história quando lembro os 4 (longos) anos que vivi no MA... Imagino que o que vc sente é muito maior do que eu sentia, afinal, vc está em outro país, com uma cultura completamente diferente da nossa... mas enfim, quero dizer que entendo a sua angústia e até a raiva em determinados momentos...
Desabafar faz bem, alivia o coração e lava a alma!
Espero que esse tempo que vc aguarda para imigrar acabe logo e que consiga realizar seus sonhos, seus planos e ser mais feliz!
É isso aí, nunca perca a fé num dia melhor !!!
Beijos,
Lu

Unknown said...

Boa Sorte em Israel e no processo de imigração pro Canadá.
não deve ser fácil viver num país tão diferente...

mas acho que temos que pensar que, por mais dificil que esteja sendo agora, um dia as coisas serão melhores e mais fáceis.
basta a gente ter fé e correr atrás dos nossos sonhos !

Pati said...

Oi Paola, todo mundo tem seus dias de cuspir marimbondos... Essa falta de definição dve ser muito desgastante. Espero que o processo de vocês se acelere e logo tenham boas notícias!

bj
pati
ps: posso sugerir que você habilite a opção "nome/url" para os comentários do seu blog? nem sempre estou logada no google com o perfil do patitando...

Paola said...

pati, espero tere feito este negocio direitnho ... no pc eu sou mais devagar que no frances ... :)
beijos!!

Fernanda said...

Oi Paola,
Que bom que seremos vizinhas! rs
Então, vamos dar entrada no processo no fim do ano, mas pelo Quebec. Como a média é de um ano até os vistos, acreditamos que estaremos lá no comecinho de 2012.

Nos temos só um menino (por enquanto), Miguel, que fará 4 anos mês que vem.

Nos vemos em Ottawa então!

Bj

Família Ramos said...

Olá Paola,

É, sabemos como é isso de viver em um lugar que nao gostamos. Quando moramos em Uberlândia-MG também mal podíamos esperar o dia de podermos ir embora de lá. Foram 2 anos muito difíceis, mas que também serviram para muito aprendizado e crescimento pessoal. Procure absorver o que de melhor vc pode e com fé as coisas vao realmente seguir em frente. :)
15 anos é bastante tempo e tenho bem uma idéia do que isso significa, pois esperei 13 anos para finalmente voltar para o Canadá em definitivo, como sonhava fazer desde 1997.

Abraços,
Alessander e Marcela