Friday 10 September 2010

Receita de biscoitos

bom, quem me conhece sabe que sou muito estilo natureba: tudo integral, quinua, nada de fast food, etc. Alem disso, aqui em casa nao comemos tb leite e derivados - pois fica todo mundo muito catarrado (excuse my french). trigo tb nao consumimos, pois gabriela (a do meio) fica realmente com uma torneirinha de catarro verde aberta no nariz quando ela ingere muito trigo. entao eu uso outros cereais que contem um teor bem mais baixo de gluten, como aveia por ex., ou quando encontro por aqui uso tapioca que e gluten-free. mas nao pensem que isso faz com nossa comidinha seja sem graca nao ... muito pelo contrario - fica uma delicia! esta tarde estava assando uns biscoitinhos de aveia e canela que meu marido tanto gosta e pensei em dividir a receita com vcs. muitos de vcs estao agora com as filhos na escola, no jardim de infancia ... e preparam o lanchinho da criancada. nada melhor que deliciosos biscoitos integrais para adocar o dia das garotada, pois alem gostosos e nutritivos eles tb evitam a repentina "queda de energia" que ocorre quando comemos algo doce e o acucar no sangue sobe e de supetao cai. alimentos integrais nao causam este efeito, e contem muitas vitaminas e sais minerais.

olhem as fotos dos biscoitinhos que acabei de tirar do forno ... da pra sentir como ainda estao quentinhos?! 
{nao sou boa fotografa, entao vai uma com flash e outra sem flash)

 bom, chega de papo furado e vamos a receita:

ingredientes:
300 gr. de manteiga/margarina
1 copo de acucar mascavo(brown sugar)/branco
0.5 copo de agua
1 colher de cha de essencia de baunilha (opcional)
3-4 ovos
1 colher de cha de sal (rasa)
2 copo de trigo integral (eu uso whole rye flour - integral, como o nome ja diz)
6 copos de aveia (mais ou menos 500 gr.)
1 copo de nozes picadas (opcional)
1 copo de uva-passas (opcional)

modo de preparo:
misture a manteiga, o acucar, a agua e os ovos e mexa bem. aqui eu adiciono por conta propria 2 colheres de cha de canela em po. depois misture a farinha de trigo/rye e misture mais. junte os outros ingredientes e amasse nas maos. faca bolinhas achatadas e asse sobre papel manteiga por 15 min. ou ate dourar a uma temperatura de 180 graus C.
rendimento: 50 unidades

a receita original nao tem canela nem uva-passas, mas fica uma delicia. outro dia fiz tambem com "chocolate chips" de chocolate amargo 60% de cacau (que e o que consumimos em casa) e ficou otimo tb. neste caso eu adicionei a essencia de baunilha. 
e isso ai, espero que vcs gostem! estes biscoitinhos tem a cara de outono (e inverno), entao maos a obra!
bom apetite!!
beijos, paola
Bonne Chance! Paola

3 comments:

Bia Cardeal said...

Parecem deliciosos mesmo! Aqui em casa tbm procuramos fazer uma alimentação mais integral. Eu não como carne vermelha, nem porco, nem, frango, coelho, etc... Ainda como peixe, às vezes, mas pretendo parar tbm. Faço uma pasta de soja pra usar no lugar da margarina que parece um patê, fica muuuito boa! Se quiser te dou a receita! Dá pra usar tbm pra cobrir quiches de legumes, fica muito bom! Bjs!

Bia Cardeal said...

Oi!
Aqui vai a receita:

Pasta de soja

1 xícara de água quente
3 colheres de sopa bem cheias de extrato de soja (em pó, parece leite em pó)
temperos: sal, alho moído, ervas finas desidratadas, azeitonas picadinhas; ou tomate seco, ou o que mais quiser inventar!)
Azeite de oliva até dar o ponto

Modo de fazer: coloque a água quente no liquidificador e o extrato e bata p/ misturar, depois coloque os temperos e por fim o azeite de oliva, que deve ser despejado aos poucos, continue batendo até que fique numa consistência bem cremosa. Colocar na geladeira e usar em sanduíches, em quiches, em macarrão, em saladas...
Eu aqui só consegui a consistência ideal com uma marca de extrato, da Olvebra, pq com os outros que existem no mercado, nunca fica cremoso (depois de pronto, gelado, a consistência fica igual a um mousse de maracujá). Espero que dê certo pra vc! E bom apetite!
Eu tbm faço parte do Terras do Norte. Estamos querendo iniciar o processo pro Canadá final de 2011. Pra qual região vcs querem ir?

Bjs!

Cadê Canadá? said...

Oiê!!!
Parabéns atrasadinho!!! Então quer dizer que nascemos no mesmo mês e ano!!! Obrigada pelo recadinho lá no blog!!
Eu fiz uma receita bem parecida com esta comos meus aluninhos em uma cooking class!! É bem facinho, eles adoraram!!! E vivem pedindo BIS!!!!
Uma ótima semana,
CArina