Monday 11 April 2011

Dias melhores virao


Gente, estou com as pilhas zeradas ...sem animo e suspirando pelo cantos. Nas ultimas 3 semanas tem caido muitas bombas por aqui. Entre quinta e sabado (7-9/04/11) foi em dose concentrada!

Agora estamos dormindo no quarto blindado (menos de 4 metros quadrados). Tirei os livros e o PC de la e coloquei a cama de casal e um colchao no chao. Foi a conta certa sem deixar espaco pra uma mosca sequer. Eu durmo com a Louise na cama e Vitoria e Gabriela se revesam entre o colchao e a cama. Ou seja, sao 2 meninas + euzinha na cama e outra no colchao. O marido esta dormindo no sofa na sala, pertinho do quarto blindado, assim se tiver que sair correndo no meio da noite ele ja esta pertinho.

As duas mais velhas comecaram a me questionar o porque de irmos somente no fim do verao. Eu expliquei que e porque eu so termino meu curso em Junho, que minha prova sera em Julho, que o papai nao conseguiu tirar ferias no comeco de Agosto e por tudo isso iremos somente no fim de Agosto. Claro que as duas tinham todas as respostas e solucoes na ponta da lingua. Vitoria comecou a me explicar que nos deveriamos ir agora ... entao eu falei que agora o papai nao pode ir e que se fossemos ele ficaria e so se juntaria a nos mais tarde. Ela entao me supreende: _"O que vc acha pior mamae, as bombas ou ficar sem o papai?" Eu pensei, f-deu, como saio dessa? A minha sorte e que ela mesma me respondeu que todas duas sao opcoes terriveis. Uffa!

Ate minha sogra que e totalmente contra nossa imigracao, que nao quer ficar sem as netas por perto, no sabado a tarde me telefonou pra perguntar se eu nao queria antecipar a viagem e ir logo, que isso nao e realidade para criar os filhos. Ela mora aqui pertinho da gente, nem 50 metros de distancia.

Passamos o sabado todo fazendo "festa do pijama" no quarto blindado. As meninas adoraram (crianca e o maximo). Ja no fim da tarde resolvemos ir para a varanda balancar nos balancos um pouco ... nem 5 minutos la fora e o alto falante anuncia codigo vermelho (a gente tem 20 segundos pra correr antes da bomba cair, as vezes cai bem antes dos 20 segundos, antes mesmo do alto falante terminar de anunciar - eles falam codigo vermelho 3 vezes). As duas maiores sairam correndo em disparada e eu tirei a Louise do balanco e fui correndo com ela tb. As meninas ja tinham fechado a porta e tudo. Detalhe, eu estava "sozinha" em casa com elas pois o maridao estava no trabalho. {depois quando meu marido voltou a noite e contei tudo pra ele, que riu e falou que e sorte que o quarto blindado nao tem chave caso contrario elas me trancariam do lado de fora ...)

Foram 4 bombas convencionais (as vezes tem caseiras tb). Uma caiu a uns 150 metros da minha casa, no mini zoologico ... adeus carneirinhos, pavoes, coelhinhos, bodes, jumentos, cabras e cabritos. As outras cairam ja mais longe - uns 500 metros de distancia.

Palestinos carregando a bomba antes de ser lancada

Sexta tive uma experiencia unica na minha vida. Estava arruamndo as coisas para comecarmos a dormir no quarto blindado, meu marido e meu sogro ajudando, a Vitoria tb nos ajudava. Minha sogra estava na varanda com a Gabriela e a Louise. Como vcs devem imaginar o alto-falante anuncia codigo vermelho. Enquanto todos corriam para o quarto blindado eu sai pra varanda pra ajudar minha sogra entrar com as duas e, cade?? Nenhum sinal delas. O coracao aperta, fica esprimidinho no peito, a boca seca, e a unica coisa que eu pensava era que tinha que manter a calma. Eu andava de um lado para o outro feito barata tonta gritando-chamando por elas e de vez em quando olhava pro ceu e via as bombas no ar, pensava que logo logo uma delas iria cair em cima de mim, dava pra ver as bombas, a calda de fumaca que elas deixavam, o estilhaco daquelas que explodiam no ar (depois explico como e isso) e o barulho (zoommmm, vvvvuuuppp, etc) que nao cessava. fui andando um pouco mais pra frente e ouvi pessoas chorando. pensei que fosse minha sogra e as meninas mas era uma outra familia, marido mulher duas criancas e um nenem recem-nascido no colo, todo espremidinhos contra uma parede de concreto. nessas horas qq lugar se transorfa em um abrigo em potencial. continuei vagando sob a "chuva" e de longe escutava meu marido gritando volta, entra pra dentro. ele tinha saido do quarto blindado pra me chamar a pedido da mais velha. por fim, as bombas pararam de cair. logo depois minha sogra apareceu com as meninas. ela tinha entrado na casa do vizinho pro quarto blindado deles. corri e abracei as meninas, parecia que nao as via ha anos ... o peito quase explodia de emocao, de felicidade de tristeza, de medo, de confusao, de alegria ... e de agradecimento a Deus por elas estarem todas sas e salvas.

O episodio passou, mas a sensacao de derrota, de fracasso ficou comigo. Eu nao sei porque, mas estou com as energias zeradas ... se pudesse iria imbernar, dormir muito muito mesmo. Dormir e esquecer de tudo. Entrar embaixo das cobertas com minha familia e ficar la no quentinho por um bom tempo.

Ja tem umas 12-15 horas que nao tem nenhuma bomba. Parece que estamos entrando num recesso ... tomara que dure!
Agora explico sobre as bombas explodindo no ar: Israel desenvolveu uma arma que lanca bombas ratreadoras que "correm atras" das bombas lancadas pelos palestinos e vao de encotnro a elas, explodindo as duas no ar. Isso evita que a bomba caia em algum lugar e mate/fira pessoas. E foi isso que vi no ar, os estilhacos das duas. E por isso me senti no meio de um campo de batalha tb pois para cada bomba palestina tinha uma israelense … eu nao sabia disso, ficamos sabendo so uns 5 minutos depois da chuva de bombas que Israel estava usando pela primeira vez este mecanismo de defesa. Pois e, eu estou aqui participanto ativamente no desenvolvimento de mecanismos de tecnologia de ponta … como cobaia! Chique, nao e?!
Beijos a todos. Fui!

Bonne Chance! Paola



11 comments:

Pat said...

Paola, sinceralmente, não sei nem o que dizer, pois não consigo imaginar o que vc está passando...
Mesmo com toda violência de SP, tenho certeza que isso é muito pior...
Só sei que, se vcs ainda tinham dúvidas de ir pro Canadá, depois de ouvir suas pequenas, com certeza as dúvidas foram embora né?
Bjs,
Pat

Conexão Torrica à Montréal said...

Paola, bonne chance pra vcs!! Realmente, deve ser uma situação mto difícil...que terror! Ainda bem que tem quarto blindado hein? Mas como é isso? Tds as casas aí tem? Abs, Taís

.::: Andressa :::. said...

MEU DEUS, PAOLA!!!
Assim que os vistos sairem, por favor, saiam logo daí.
Larguem TUDO. Lá vcs começarão do zero, mas em segurança
A vida de vcs é mais impostante que qualquer coisa.
Isso não é vida, amiga...
Estou aqui torcendo por vcs e sei que em breve, isso tudo irá passar.
DEUS ABENCOE E GUARDE VCS...
Conte comigo!
Grande beijoooo

Zaninha said...

Paola td bem? lembra-se de mim? A Rosana do Blog da Zaninha? Pq não tentam voltar ao Brasil ate haver cessar-fogo por ai? Ouvi dizer que estavam quase fechando acordo....

Canadá o Caminho do Coração said...

Nem consigo imaginar o que vcs estão passando...é um total terror!
Mas seu eu puder dar pitaco...escute teu coração...escute/aceite o que tuas filhas te dizem.
O que adianta diplomas e títulos sem nossa família por perto?
Abraço Fraterno!

Dupla Canadense said...

Não tenho nem palavras, que coisa triste. Não pense duas vezes, saia mesmo daí. Li seu post de algum tempo atrás sobre as dúvidas qto a emigrar ou não. As respotas estão aí. Sucesso profissional vcs terão em qualquer lugar, porque os conhecimentos, a experiência e a garra de vencer já estão com voces.
Sei que a sogra vai ficar triste, afinal vcs são vizinhas e ela está constantemente com as meninas. Talvez a melhor forma de abrandar isso seja com visitas frequentes dela `a vcs no Canadá e, ela gostando de lá, um dia vai de vez e fica pertinjo de vcs outra vez!

Desejo q tudo melhore aí.

Take Care

Bjs da Dupla

Carlos ( KK ) said...

Larga tudo e vem!
Minha casa não é enorme, mas o quarto não precisa ser blindado!
Se quiser vir é só avisar!

Unknown said...

deve ser horrivel a vida por aí;. mas tenho certeza que logo estarão mais seguros em solo canadense.

abraços e boa semana.
http://meetyoutherecanada.blogspot.com

César, Valéria, Lara e Anaclara said...

Que situacao essa pela qual voces estao passando. Rezo pra que o dia da viagem chegue logo.

E a vida segue...

Unknown said...

Paola, estou em Montreal faz 2 anos e se tem uma coisa que aqui é fantástica, é o fato de várias culturas e religioes coexitirem. Nao eh o paraíso, mas andamos tranquilos na rua sem medo de bombas nem de assalto a mao armada no semáforo. Que Deus possa orientar qual é o melhor caminho pra vcs e até lá, guarde a sua família em segurança! Coragem e Fé pra vcs! abraços, Renata

Drinho e Nessa said...

Eu só agradeço a Deus todos os dias por ter nos permitido viver aqui, um país mais justo, mais igualitário, onde não precisamos conviver com o medo de bombas, assaltos... sejam bem vindos... venham para Ottawa-Gatineau. Aqui é fantástico!!!