Tuesday 14 February 2012

A resposta Divina



Se algumas vezes eu me questiono se foi uma decisão certa ter vindo para o Canadá, deixado para trás 16.5 anos de história, lutas, conquistas e sucesso, nesta última Sexta-feira Deus providenciou minha resposta: uma bomba caiu em cima da casa que moravamos antes de virmos para cá.
Sexta-feira, 10 de Fevereiro de 2012, 23:00 hrs. Sem o alarme, sem anúncio no alto-falante … simplesmente caiu e destruiu. Ninguém se feriu. Algumas pessoas foram levadas para o hospital em estado de choque e/ou com um zumbido muito forte nos ouvidos, mas nada mais grave. Não que esta situação não seja grave por si só, mas para parâmetros israelenses não foi grave.
Tudo bem, confesso que embora esteja impactada pela notícia, não posso mentir … não foi exatamente em cima da minha casa, foi na casa do vizinho, que é tipo townhouse, ous eja, grudada na minha. Por alguns metros teria caido na laje da minha casa … A casa que eu morava foi atingida também, mas nao caiu em cima dela exatamente. A bomba caiu uns 5 metros antes da minha.
Estou ainda chocada … perplexa.
Há uns 4-5 anos atrás, não lembro com exatidão, caiu uma bomba atrás da minha casa, cerca de 10-15 metros atras. A casa também fora atingida naquela ocasião pelos estilhaços. Caiu na varanda da minha amiga, que estava grávida. Acabou com a parede da frente da casa dela, e ela e o filho foram para o hospital.
Ás vezes temos perguntas “nada inteligentes” rondando na nossa mente. Qualquer pessoa em plena sanidade mental não teria dúvidas se ter vindo para o Canadá foi uma decisão acertada, mas a vida e mais complexa que isso e são inúmeros fatores que nos levam a questionar decisões tomadas.
Pelo menos agora eu sei que realmente não tem caminho de volta.


Bonne Chance! Paola

4 comments:

Carolina et mon chum said...

Que bom que você e sua família não estavam lá! Que Deus os proteja sempre!
beijos

Anonymous said...

Que loucura!!!
Eu tenho certeza que sair do Brasil foi o melhor pra minha família e agora vc tb tem a certeza que sair de Israel foi o melhor. Lógico que o início é difícil mas vcs vão conseguir emprego e se adaptar da melhor forma possível. Saúde e segurança não dá pra negociar, a gente precisa e qualquer sacrifício pra alcançar a saúde e a segurança da família, vale a pena.
Eu moro em Vanouver, tenho dois meninos de 10 e 12 anos, em Maio vamos pra Israel fazer o bar mitzvah no Kotel, espero que corra tudo bem por lá.
Meus filhos estudam em escola judaica onde tem tb vários israelenses. A escola judaica foi (e é) um grande facilitador da nossa adaptação, fomos recebidos de uma forma inimaginável, com muita atenção e carinho. Meus filhos se adaptaram no 1o dia de aula apesar de só falarem algumas palavrinhas em inglês. Todas as crianças se esforçavam pra ajudá-los, eu sou eternamente grata a esta escola (Richmond Jewish Day School).
Outra coisa que ajuda muito é o contato com os amigos brasileiros, qdo podemos falar em português e dividir assuntos que só nós vindo do Brasil, entendemos.
Enfim, nossa história no Canadá vai sendo construída e tenho certeza aqui é um lugar maravilhoso para criar nossos filhos.
bj
Marcia

Malkia said...

Minha amiga,
Jah virou lugar comum mesmo..:( nao foi nem noticiado nas chadashot ...:(
Nao tenho duvidas de que apesar das dificuldades iniciais, foi sim a melhor coisa que você .
Que HaShem nos proteja!
Beijos querida!!!!!

Pati said...

Olá Paola, eu fiquei muito tocada quando li seu post. Tenho certeza que vocês saíram de Israel na hora certa e mesmo no meio de todas as dificuldades de adaptação e de vida de imigrantes recém-chegados, Deus tem protegido vocês e livrado de todo o mal. Que bom que Ele cuidou e cuida e vocês já estavam bem longe na hora que aconteceu essa tragédia... Desejo o melhor sempre!

Abraço
Pati - Gatineau