Saturday 4 February 2012

Sempre tendo em mente o porque das coisas

Por um acaso eu acabei lendo um antigo post (este aqui) e me fez recordar como era minha vida em Israel. 
Pode parecer impossivel esquecer de tanta luta, tanto sofrimento, tanta violencia. No momento o unico pensamento que tenho na mente relacionado a Israel e que eu tinha um trabalho que gostava muito, que tinha horarios de trabalho muito comodos e bons para a rotina familiar, que ganhava bem, e que adorava o pessoal da empresa. Tambem que meu marido tem um otimo emprego ... e que tudo isso pode ser nosso, basta comprar as passagens e chegar la. Tudo voltara a ser como era antes. E este tambem e um grande motivo para ir a luta e conquistar nosso lugar ao sol aqui - pois tudo la continuara a ser como era antes (ou pior pois agora existe tb a ameaca de guerra com o Ira)
Assim:

Enquanto isso, a vida segue. Outro dia escrevi um post numa hora de desespero sobre uma bomba que caiu … ontem à noite tivemos outra … e nas últimas semanas posso dizer que está sendo dia sim dia não … Já não estou tão apavorada como fiquei no outro dia … ontem estava amamentando a Louise quando ouvimos o "código vermelho". As duas maiores já dormiam … demorei um pouco pra conseguir levantar da poltrona sem acordar minha pequena e sem parar de amamentar, meu marido e eu fomos pro quarto das meninas e esperamos ouvir o "bum". Depois voltamos pra sala, eu sentei e continuei amamentando (na realidade nao tinha parado) e ele foi estudar … parece que estamos voltando à uma rotina de conflito …Obrigada a todos pelos recadinhos carinhosos, pela preocupação e por todas as orações. O carinho de vocês não tem preço e me ajuda a caminhar neste "campo minado".
este post sera curto. nao sei ainda qual e o seu objetivo ... desabafar, tentar pensar em outra coisa, nao ter medo ou mesmo um lembrete para os dias dificeis da vida de um imigrante ... quando eu ja estiver no canada e comecar a pensar que aqui em israel eu tinha isso ou aquilo ... ai sera muito bom lembrar que hoje, 26.05.2010 poucos minutos antes da meia noite ouvimos no auto-falante 'codigo vermelho" e corremos pro quarto das meninas sem saber se acorda-las ou nao para correr para o quarto blindado. nao tivemos necessidade de decidir pois a bomba caiu tao rapido ... a mais velha acordou e eu a abracei. rezei e pedi a deus pelo bem estar de minhas filhas. quando a bomba cai ela nao so destroi o local onde ela cai. dentro das bombas caseiras eles colocam muitos pregos, parafusos, bolinhas de chumbo. tudo isso voa longe e tem a finalidade de aumentar o radio de destruicao. nessas fracoes de segundos a gente pensa muita besteira ... muita mesma. nem sempre e facil manter a mente limpa de pensamentos tristes ... eu sentada na cama da mais velha, olhando o berco da nenem e rezando.meu marido sentado na cama da do meio. esta noite tivemos sorte pois as 3 estavam no mesmo quarto. as vezes acontece de eu ter colocado a nenem pra dormir no meu quarto, na minha cama e estando sozinha em casa fico sem saber pra que quarto ir ... a sensacao de impotencia e frustante e o medo as vezes chega a dar nauseas. a gente costuma colocar um travesseiro no rosto de cada crianca pra proteger um pouco ... doce ilusao, como se estas particulas que viajam em grande velocidade pudessem ser detidas por um travesseiro ... a gente fica esperando pra escutar o "bum!" que se ouve quando a bomba cai ... e quando a gente ouve da uma sensacao estranha de alivio ... e de acordo com o tipo de barulho a gente sabe se caiu perto, longe, se era bomba caseira ou convencional ... {esta da foto aqui e caseira e nao explodiu, so fez estrago ao cair. sorte de quem estava dentro da casa pois se explodisse nao teria sobrado ninguem}esta nao e a primeira bomba que cai aqui ... (risos - se e que se pode rir disso), na verdade sao muitas, ja teve dia de cair mais de 50 ..., e com certeza nao sera a ultima bomba que caira ate eu embarcar de mala e cuia com meu marido e minhas 3 filhas para o canada. entao eu nao deveria ficar tao atordoada assim ...bom, e isso. vou tomar um banho, sacudir a poeira e dar a volta por cima. afinal, tenho 3 princesas que precisam da mamae delas em muito bom estado emocional. e pelos filhos a gente faz muita coisa, nao e? ate largar emprego e estabilidade financeira e ir tentar a vida nas terras geladas canadenses.
eu moro a 3 km da fronteira com a faixa de gaza, na area verde ... 


beijos a todos e desculpem o post "carregado"






Bonne Chance! Paola

2 comments:

M e H said...

Olá Paola...
Só de imaginar o que passaram em Israel, toda essa luta, incerteza me faz sentir mal quando reclamo de onde moro aqui no Rio de Janeiro.
Por diversas vezes tbm desabafei em meu blog sobre a insegurança, traficantes, bandidos que vivem próximos a minha casa. Confrontos entre polícia e bandidos...
De certa forma me "acostumei" com os tiros que acontecem as noites, madrugadas, etc....
Acho estranho quando não escuto um tiroteio aqui, infelizmente essas coisas terríveis acabam entrando na rotina...
É triste isso. Saber que qualquer dia poderei estar no meio de um fogo cruzado.
Mas isso aqui, nem se compara a essa fase de sua vida em Israel.
O Senhor guardou vc e sua familia. E sabemos que Ele tem o melhor pra vcs.
Que essa nova fase no Canada seja repleta de bençaos. Que o Senhor derrame sobre vc e sua familia, muita paz.
Abraços
Monique
http://vamosprocanada.blogspot.com

Pat said...

Aqui em SP a gte não passa nem perto do que vc passava em Israel, mas tbm temos as lutas do dia a dia. E eu quero viver no Canada justamente pra qnd tivermos filhos, que eles cresçam num lugar melhor onde a gte está hj, melhor qualidade de vida.
Eu já fiz alguns post assim, justamente pra me lembrar no Canada qnd eu estiver desanimada ou querendo desistir, o pq sairmos daqui =)