Friday 25 July 2014

Francês no Canada

Olá meus queridos, bom dia!



Para quem achava que para fazer um curso de Francês fora do Brasil teria que viajar para a França … o Canadá também oferece esta oportunidade. Veja mais informações neste link aqui: http://oitoronto.com.br/curso-de-frances-em-toronto-cce/

O Canadá é oficialmente um país bilíngüe com língua francesa difundida nas províncias orientais de Quebec e New Brunswick, no leste de Ontário e em particular ao longo das comunidades ocidentais. O significado de ser um país bilíngüe no Canadá refere-se aos serviços do Governo Federal. Ou seja, o Governo Federal tem a obrigação de prestação de serviços em ambas as línguas oficiais do país. Cidadãos canadenses geralmente aprendem as duas línguas ao mesmo tempo embora o monolinguismo em Inglês ou Francês seja comum. Inglês é a língua mais difundida na maior parte do país.


 
O francês é a língua materna de cerca de sete milhões de canadenses (22,3% da população canadense). A maioria nativos falantes de francês no Canadá vive em Quebec, onde o francês é a maior e única língua oficial. Cerca de 80% da população do Quebec são francófonos nativos, e 95% da população fala francês como primeira ou segunda língua. Além disso, cerca de um milhão francófonos nativos vivem em outras províncias, formando uma minoria considerável em New Brunswick, que é oficialmente uma província bilíngüe, onde cerca de um terço da população é francófona. Há também comunidades de língua francesa em Manitoba e Ontário, onde os francófonos compõem cerca de 10-15 por cento da população, bem como as comunidades significativamente menores em Alberta, Nova Escócia e Saskatchewan cerca de 5-10%. Muitas dessas comunidades são apoiadas por instituições de língua francesa.


 
Pela Línguas Oficiais Act em 1969, Canadá reconheceu Inglês e Francês como tendo o mesmo status no governo do Canadá. Enquanto o Francês, sem especificação quanto ao dialeto ou variedade, tem o status de uma das duas línguas oficiais do Canadá no nível do governo federal, o Inglês é a língua materna da maioria dos canadenses. 
O governo federal oferece serviços e opera em ambas as línguas. O francês é a única língua oficial em Quebec, a nível provincial e é co-oficial com Inglês em New Brunswick. Os governos provinciais de Ontário, New Brunswick e Manitoba são obrigados a fornecer serviços em francês, justificado pelo número de francófonos (aqueles cuja língua materna é o francês). No entanto, a Carta Canadense de Direitos e Liberdades exige que todas as províncias forneçam educação primária e secundária para as suas minorias de língua oficial às expensas públicas.

Mais sobre a história da língua francesa no Canadá: http://en.wikipedia.org/wiki/French_language_in_Canada

Veja aqui o perfil das comunidades francesas de cada província canadense: http://profils.fcfa.ca/en  e aqui também: http://rvf.ca/francophone-communities.php


e confiram mais informações, preços, vistos, e mais!

Bonne Chance! Paola

No comments: