Wednesday 7 July 2010

Nem lá nem cá


Já tem muito tempo que eu queria escrever este post. E na verdade, nesta nossa vida de imigrante "pré-landing" todo dia é um bom dia pra escrever um post com este título.
Eu não me refiro somente à compra de eletrodomésticos, PC, carros etc., e sim em TODOS as áreas de nossas vidas. São muitos "dilemas" e incertezas em "fazer ou não fazer" já que em qualquer momento estaremos partindo – mas em que momento??!! A vida se resume às etapas do processo de imigração e estamos sempre aguardando finalizar mais uma etapa.
Aqui em Israel, todas as crianças que completam 6 anos até 22.12 devem entrar na primeira série. O ano letivo comeca 01.09. Minha filha mais velha, Vitória, competará 6 anos no dia 19.11, ou seja bem pertinho do limite. Entrara na primeira serie com 5 anos e 9 meses. Sendo assim, ela será uma das mais novinhas da turma. E justamente por isso, os pais têm a opção de pedir para ficar mais um ano na pré-escola. Aqui esta transição e MUITO dramática … pais desesperados, amendrontados … minha mãe tem uma teoria que eles agem assim para esquecer de coisas realmente assustadoras e dramáticas como bombas e guerras. Mas voltando a minha Vitória … a psicóloga que nos "acessora" nesta fase de nossas vidas nos aconselhou já há algum tempo a deixá-la na pré-escola, ja que nossos planos eram de partir em março 2011. Tudo bem, mas quando chegou a hora H e os amiguinhos da turma ficaram sabendo, a professora e todo mundo, ela reagiu de forma inesperada. Enquanto éramos só meu marido, ela e eu, ela dizia gostar da idéia, mas agora … ela não parava de fazer mil e uma perguntas, de questionar … e toda e qualquer explicação que dávamos, ela imediatamente "anulava" e dava uma "solução" para que ela pudesse ir para a primeira série. Quando eu disse que preferia que ela não fosse a mais nova da sala ela ja me respondeu que eu não tinha como saber se não teria outra criança na sala que nascera depois dela. E além do mais "o tamanho da criança não e importante, mamãe. O que importa é o que a criança pensa". Mil e uma perguntas … eu me sentindo já contra a parede … comecei a pensar que seria melhor contar a verdade sobre nossos planos de deixar o país, pois ela procurava algum defeito em si mesma que pudesse justificar ela nao ingressar na primeira serie. A psicóloga concordou que seria a melhor solução e eu voltei pra casa pensando que terminariam meus problemas e minhas horas de interrogatório. Doce ilusão!
Quando eu contei pra ela, logo logo seus olhos brilharam e ela já vinha … mamãe eu já sei! Eu pssarei da primeira série de Israel pra primeira série do Canada! … ai ai ai … será que isso não acaba não …???!! Dois dias depois ela veio me perguntar se Gabriela, a do meio, também não mudaria de sala porque afinal, ela também mudará para o Canada juntamente com toda a família. Ainda no mesmo dia, no jantar, ela nos conta que quer logo mudar para o Canada. Perguntamos o porquê e ela sem rodeios respondeu que ela quer logo ir pra escola. 
OK. Eu entendi. Minha filha realmente quer muito ir para escola. Mas o que faço com a orientação da psicóloga? Não quero prejudicá-la … nenhum pai/mãe quer prejudicar seus filhos …
Nessa incerteza contínua sobre quando o processo chegará ao fim, quando os vistos estarão carimbados/colados nos nossos passaportes … e vivendo cada dia na esperança que termine logo, resolvi "colocar um pouco de chão sob nossos pés". Eu sou a desesperada aqui em casa para ir logo. Então estou acalmando um pouco o meu desespero … o que não fazemos pelos filhos? É verdade que não sabemos ao certo quando os vistos sairão, mas também 'e verdade que provavelmente até Marco estarao e que com certeza ate Julho-Agosto eles estarão prontos … então decidimos que esta será o momento de de zarpar: Julho-Agosto. E assim minha filha pode ir tranquila pra primeira série, terminar o ano letico em Junho. Tive que prometer à psicóloga que deixaria que ela ficasse at'e o último dia de aula …
E nesse nem lá nem cá, hoje me vejo mais cá do que lá. Para o meu desespero, pois dos 15 anos que moro aqui, 11 deles eu sinto que estou no lugar errado. Um atraso na partida às vezes me parece uma eternidade ou pena de morte … tantas vezes pensei que ja estava indo embora e aqui estou, ainda, na Terra "Santa" …
Agora, com os novos planos, tenho que rever o que fazer com minha vida, pois havia me demitido após o parto pra poder ficar em casa com Louise levando em consideração que em breve partiriamos …
É isso, o post já esta quilométrico … vou ficando por aqui.
Beijos a todos!

Best Wishes, Paola

6 comments:

Anonymous said...

Querida Paola
Nossa, como te entendo...Nosso coração de mãezona sempre coloca as "crias" em primeiro lugar. Sei que és sábia e saberás decidir o que é melhor para tua familia.Um beijo e abraço apertado., Rosa

Igor Schultz said...

Oi, Paola

Aqui no Brasil, vivemos a mesma situação. Nós víamos todas as pessoas com pressa de ir para o Canadá e nós estamos aqui esperando para juntar dinheiro, para acabar o projeto que estou trabalhando, para as crianças fecharem o ano letivo, e acabou que vamos para o Canadá em Outubro, quase na hora de expirar o visto!!!

O que realmente deixa a gente mais angustiado é que realmente a vida para completamente. Para nós, já faz quase 3 anos que está parada. Não fazemos nada pois "não adianta, visto que estamos indo para o Canadá", e só juntamos dinheiro... e alimentamos o sonho. Mas a hora de todos nós está chegando, e temos que guardar forças para iniciarmos a vida lá, onde realmente teremos que demonstrar perseverança e esperança...

Vamos seguindo com passos firmes de quem sabe mesmo onde quer chegar!

Beijo grande e a Paz
Igor Schultz
www.schultz-canada.blogspot.com

Lu e Mar said...

Oi Paola!
Que dilema!!!
Com certeza sua filha será beneficiada e será um tempo para vcs se prepararem mais para esta mudança.
Não perca sua fé de que tudo dará certo!!!
Obrigada pelo apoio e carinho lá no blog...

Abraços para vcs!

Claudia Castro said...

Querida Paola..

Fique tranquila, vc fez a opção certa. Primeiro a nossa familia.. depois todo o resto!!

Obrigada pelo seu recadinho no nosso blog..
beijo
Cláudia
http://mapleleafway.blogspot.com

Diário Canadá Brasil said...

olha eu lembrei de vcs, por terem filhos
Dá uma passada lá no meu blog e dá uma olhada na dica da semana
http://diariocanadabrasil.blogspot.com/

Deus abençoe vcs em suas decisoes

merciquebec said...

oi paola, q dureza essa vida de espera, né! fique tranquila, tudo dará certo e logo logo nos encontraremos no canadá!! bjoka e uma linda semana=0)