Thursday 15 July 2010

para onde foi a minha prova??

Pela manha eu recebo um telefonema muito "interessante". "Alo, Paola? Aqui fala do Instituto Frances, nos temos um probleminha ... sua prova de expressao oral ... sumiu." Eu sem entender nada pergunto, como assim? e em resposta: "Pois e, a fita cassete cchegou em Paris, junto com a prova objetiva (compreensao oral) mas ... ela esta toda em branco. nao ha uma unica palavra da sua prova gravada. Nos sentimos muito mas vc tera que refazer esta parte da prova". Como eu ja estava a caminho de Tel Aviv (explico em outro post) pensei ca com meus botoes ... e uma operacao logistica e tanto ir a Tel Aviv, pois preciso que seja um dia que meu esposo esteja disponivel pra poder ficar com a Louise enquanto eu faco a prova, alem de ser muito cansativo pra ela passar o dia fora de casa no transito, sentada quase o tempo todo ... Vou fazer a prova hoje mesmo.
E fui. A reuniao que eu tinha era 11:30 e a provra as 14:00. Meu esposo nao gostou muito da ideia pois desde que fizemos a prova, ha 3 semanas, nao haviamos tocado nos livros. Ele achava que era melhor eu estudar uma semana mais e entao fazer a prova. Mas, eu na minha filosofia de que o universo gosta de movimento, de energia fluindo, resolvi nao adiar. Tambem porque e um saco fazer novamente uma prova que ja se fez ... e nao achei que meu frances tivesse atrofiado tanto assim.
Comecamos a prova, respondi a primeira pergunta e o celular de uma das senhoras que aplicavam a prova tocou. Parou-se a gravacao, ela conversou e recomecamos novamente ... do inicio. Eu ja comcei a gaguejar as mesmas palavras que tinha acbado de dizer. A prova seguiu bem. No final ela me disse que tinha sido muito bom e que ela daria C1, mas nao e ela quem corrige ... eu sai de la muito pra baixo pois na primeira vez meu desempenho havia sido 10.000 vezes melhor, eu nao tinha gaguejado, havia conversado fulentemente o tempo todo ... e agora eu nao so gaguejei como soltei umas palavras em espanhol tb. senti que me faltava vocabulario ... e acima de tudo me faltava "saco" (excuse my french!). realmente minha motivacao nao era muita e inclusive a ultima pergunta foi a mesma que me fizeram na primeira vez mas nao estava com paciencia de repetir a mesma ladainha ... e claro que eu fiz, mas com menos empolgacao, repeti muito o que falei e o meu discurso nao foi tao profundo como na outra vez.
Bom, ja foi ne!? nao adianta reclamar ...
pra quem ainda nao fez a prova aqui vao as perguntas (que eu lembro) que tive hoje e na primeira prova:
1. fale-me um pouco sobre a sua casa e sobre 2 pessoas que vc conhece.
2. vc vai alugar uma casa/apt e quer receber informacoes sobre o bairro - faca perguntas ao seu entrevistador.
3. vc foi convidada a jantar na casa de amigos quebecas, faca perguntas ao seu entrevistador.
4. o que vc acha sobre entradas gratis para o museu?
5. vc acha que o governo deve oferecer cursos sobre a forma de viver do quebeca para o imigrante?
6. a vida sem o telefone celular e possivel?
7. a melhor maneira de se chegar a paz e atraves do respeito mutuo, vc concorda? fale sobre o assunto.
8. como vc chegou ate aqui? (meio de transporte, caminho)
9. oq ue vc faz quando chega em casa a noite?

Bom, por agora e so!
Beijos!!

Bonne Chance! Paola

No comments: