Monday 22 November 2010

Emocoes a flor da pele

Realmente todos os imigrantes que descrevem partes do processo como um turbilhao de emocoes estao cobertos de razao.
Tem a fase da euforia, de tudo estar dando certo e o processo estar caminhando bem.
Tem tambem a do otimismo, de saber que se esta no caminho certo e que tudo e uma questao de tempo, que tudo se resolve.
Tem a fase da duvida e incerteza, de nao se saber se esta e a escolha certa, de matutar para pensar em solucoes criativas para vencer os obstaculos.
tem a fase da tristeza, pois entao cai a ficha e bate a saudade antecipada das coisas que deixaremos.
tem a fase da tranquilidade, daquela certeza interna de que se esta no rumo certo e que deus no guia e abencoa.
tem a fase da frustracao, de ficar com raiva de ter que recomecar, ter que largar tudo ... reinventar o caminho, reaprender codigos culturais, procurar emprego, casa, escolas, enfim, realmente ter que fazer uma nova vez o que ja havia sido feito no Brasil (ou outro pais).

Pois e, eu estou na fase da frustracao ... ando meio "nervosinha" desde quinta feira passada ... como o Zangado, o anaozinho da Branca de Neve que resmunga sem parar de tudo ... rrsss. mas eu nao ando reclamando com ninguem. Na verdade ninguem sabe que me sinto assim ... pelo menos ate este post ser publicado. Sao simplesmente eu e meus pensamentos.
Eu leio os posts de neve e tombos na neve e penso que nao tenho saco pra neve. Eu saio do trabalho as 15:00 e vou buscar minhas filhas na escola e penso que nao tenho saco para terminar de trabalhar as 17:00 se elas terminam a escola as 15:00. Penso que nao vejo minha familia ha 20 meses e que nao sei quando sera a proxima vez que os verei e fico triste pois embora seja uma mulher forte e determinada as vezes a saudade aperta demais o coracao. Penso que meu pai sofreu um A.V.C. ha pouco mais de um ano e que nao estou la para ajudar minha familia e especialmente minha mae e fico com raiva de mim mesma pois isso faz parte da minh aescolha de nao morar no Brasil. Quero fazer um curso da Camara de Comercio de Israel que comeca agora em dezembro ... e fico brava comigo mesma pois a noite eu capoto ao colocar a nenem pra dormir ... e depois no meio da noite eu acordo pra jantar, tirar maquiagem, tomar banho, escovar dentes, arrumar as bolsas de escola das meninas para a manha seguinte. Fico brava e me pergunto como eu me atrevo a pensar em estudar toda sexta feira por 8 meses se nem ficar acordada depois das 19:30 eu consigo ... e como darei conta de estudar em casa e fazer todas as tarefas durante a semana e tb dar as minhas filhas a atencao que elas merecem? aqui sexta=sabado e sabado=domingo. me explico: a sexta nao se trabalha, so comercio e coisas assim e alguns medicos (e e meio expediente), exatamente como o sabado no brasil. e o sabado e quase como se fosse domingo, so que aqui no sabado realmente nao tem nada: nao tem transporte publico, nao tem supermercado, feira, banco, "niente" etc. ou seja, todas as tarefas tipo supermercado, feira, limpar a casa e tudo mais ficara para o meu marido fazer e mesmo assim durante a semana, ja que na sexta ele tera que ficar com a Louise. estaremos apertando bastante a rotina familiar como consequencia ... pois em vez de chgar em casa as 17:30-18:00 ela tera outros afazeres depois do trabalho ... as meninas ficarao com saudade pois estao acostumadas a brincar com o paizao, eu ficarei mais "ocupada" tendo que me virar com as tres e ainda preparar o jantar. ainda mais que desde quee voltei ao trabalho louise nao desgruda de mim quando eu volto pra casa e o colo de outra pessoa ja na a satisfaz ...
enfim, eu nao sou a unica mae de 3 que quer dar conta de tudo e sei que depois que "me jogar na agua nadarei muito bem" mas antes disso estou na minha fase "nervosinha".

O mais engracado de tudo e que estas "fases emocinais" do processo de imigracao podem ocorrer simultaneamente e tb depois de terem passado podem voltar. Entao e apertar os cintos ... pois o piloto pode vir a surtar ... kkkkk!

Acho que o que me salva e a minha fe. Mas claro, ela me salva em qq circunstancia e nao so no processo de imigracao. Por tanto agradeco imensamente aos meus pais, minha tia e meus avos que me educaram nos ensinamentos de Deus e me ensinaram a acreditar em mim e acima de tudo no Pai.

Beijos a todos e obrigada pelo ombro amigo de sempre.
Obrigada a Deus por coloca-los em meu caminho. Nao sei como seria o processo sem vcs.

Fui!


Bonne Chance! Paola

2 comments:

Unknown said...

Espero que as coisas melhorem pra vc !!
boa sorte e tudo de bom !

Patitando said...

Oi Paola, é assim mesmo... Um dia lá em cima, e um dia lá embaixo. Mas de fato, o que faz a diferença é se estamos firmados na Rocha! Espero que as coisas tenham clareado aí...

abraço!