Sunday 17 October 2010

$$$ - Filhos - Canada


Canada Child Tax Benefit (CCTB) é um auxílio do governo, insento de impostos na sua maioria, com o objetivo de ajudar famílias que tenham filhos menores de 18 anos. O pagamento é feito no dia 20 de cada mês, com exceção do mês de dezembro, sendo este feito uma semana antes. Caso vc não receba este auxílio em até 5 dias úteis após o dia 20 do mês, contacte a “Canada Revenue Agency”: 1-800-387-1193. Nota: eles pedem para esperar 10 dias úteis de atraso antes de telefonar.
Para receber este auxílio vc deve entrar nos critérios abaixo:
· Ser diretamente responsável por uma (ou mais) criança menor de 18 anos.
· Ser um residente canadense; ou
· Ser casada (morar junto) com um residente permanente / um refugiado/ um residente temporario por pelo menos 18 meses
· Outros critérios tb podem ser aplicáveis (os canadenses são tão bonzinhos e flexíveis ...)

Aplique por correios ou online:
Application Form
Online Application

A quantia é calculada de acordo com as informações que vc passa no “Income Tax and Benefit Returns” e pode ser reajustada durante o ano caso haja mudança no número de membros da família ou no estado civil.
Caso vc utilize um “toll-free telephone service” vc provavelmente terá que passer o seu “Social Insurance Number”.

Há ainda o “National Child Benefit”, dado pelo governo federal para famílias com baixa renda, com o intuito de combater a pobreza infantil. Espero que nenhum de nós precise desta ajuda, mas de qq forma, aqui vai o link : http://www.nationalchildbenefit.ca/

Já este panfleto aqui é ex-ce-len-te (ainda sei separaçao sílabica, meu português ainda tem esperanças … rsrsrs) e explica como, quando, porque e quanto vc pode receber de CCTB e de NCB : http://www.cra-arc.gc.ca/E/pub/tg/t4114/t4114-10e.pdf ; e há tb uma calculadora online : http://www.cra-arc.gc.ca/benefits-calculator/

Existe tb o “Universal Child Care Benefit” (UCCB), uma outra ajuda do governo (parece que não acaba mais ...) criada na tentativa de equilibrar a vida professional e a vida familiar. São CAN$ 100 para cada criança menor de 6 anos. Após os 6, a criança ingressa na primeira série (1st grade) e então os pais não tem mais gastos com creche, daycare etc. O UCCB sofre descontos de imposto de renda.
Para maiores informações, sugiro a entrar no site “Child and Family Benefit” : http://www.cra-arc.gc.ca/benefits/ . E tb neste aqui: http://www.cra-arc.gc.ca/bnfts/cctb/menu-eng.html , onde vc encontra calculadoras, formularios, FAQ, níveis de renda, cálculos e pagamentos, entre muitas outras utilidades relacionadas.

Lembre-se : existem programas provinciais tb. Acesse o site : http://www.servicecanada.gc.ca/eng/common/provterr.shtml e conheça os programas oferecidos na província onde vc reside.

Espero ter esclarecido alguns pontos relacionados ao tema. Algumas de$ta$ ajuda$ podem ser levadas em conta ao se preparar/planejar o orçamento de um imigrante. Eu acho que vc só começa receber após ter feito sua primeira declaração de imposto de renda.

Para quem está indo com uma boa re$erva (e não conta com este auxílio), uma boa pedida é deposita-lo automaticamente no RESP e já ir garantindo o ensino superior da garotada.
Beijos a todos!

2 comments:

Wellington Gomes said...

é... eu tô é bem então.. heheheheheh
onde você mora?
abraço

Wellington

Wellington Gomes said...

eu quiz dizer da diferença de horário em relação ao Brasil, vc disse que vc fica até 6 horas... hehehehehehe
por isso perguntei onde vc morava..

abraço