Sunday 29 May 2011

UBUNTU


Recebi por e-mail, achei bonito e estou dividindo com vcs.



A jornalista e filósofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, nos  presenteou com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu.


Ela  contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando  terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, então, propôs uma brincadeira pras crianças, que achou  ser inofensiva.
Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e tudo e colocou debaixo de uma árvore. Aí ele  chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "já!", elas deveriam sair  correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.
As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "Já!", instantaneamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto.  Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comerem felizes.

O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.
Elas simplesmente responderam: "Ubuntu, tio. Como uma de nós  poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?"
Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda  não havia compreendido, de verdade,essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?
Ubuntu significa: "Sou quem sou, porque somos todos nós!" 
O fato curioso é que essa prática solidária foi registrada também entre os kaingang, primitivos habitantes do  Paraná .
Ubuntu  para todos nós  !!!

Uma pessoa é uma pessoa por causa das outras pessoas”.                       
Ditado  Ubuntu ( Umuntu ngumuntu nagabantu )

Bonne Chance! Paola

2 comments:

César, Valéria, Lara e Anaclara said...

Que lição espetacular que ele aprendeu com essas crianças. E que aprendamos também.

E a vida segue...

Drinho e Nessa said...

Uau... incrível como uma lição simples, mas espetacular nos mostra o quanto precisamos desprender-nos de nós mesmos, de nossos próprios interesses, para doar-mo-nos ao outro. Ubuntu pra nós.
Fantástico Paola.