Tuesday 24 May 2011

Uma outra face da moeda "Canada"

OUTRO POST ESQUECIDO ... antes tarde do que nunca!

ola pessoal! achei um comentario da Erika no blog do Sandro e com na minha opiniao e bem interessante, resolvi publicar aqui (obrigada Erika pela permissao).
Na minha opiniao e um depoimento bem valido que abre os olhos de quem ainda nao chegou aqui, para nao largar tudo e chegar pensando que  o Canada e o paraiso na terra.

Fazer escolhas conscientes e o primeiro passo para o sucesso e para evitar decepcoes e ilusoes.

beijos a todos!!
Paola

Acho que quando estamos no Brasil, os motivos que nos fazem emigrar sao uns. Mas depois de estar aqui e começar a viver a viver a verdade, os motivos para ficar nem sempre continuam os mesmos.



Na verdade tanto para emigrar quanto para se manter imigrante, nao é uma ou outra razao que nos faz tomar estas atitudes, precisa de um grande pacote de “porquês”.


Dos mencionados na enquete, que costumam mesmo ser os mais motivadores, posso dizer que acesso a uma boa educaçao estava no meu pacote inicial, assim como uma boa saúde pública.


Hoje, sei que esses dois setores sao péssimos, sinceramente o que conheci aqui, empata com o que conheci no Brasil, de bom e de ruim.


Entao nao é por esses 2 motivos que nós, Lapins, ficamos.


Em compensaçao, no quesito segurança pública, fugir da corrupçao sem cura, e melhor relaçao entre trabalho e vida pessoal, continuam no nosso pacote “pq. ficar”.


Há ressalvas porém: no quesito segurança, temos uma situaçao bem melhor que o Brasil (comparando por exemplo os números que vc citou), mas já começamos ver por aqui muitos casos de impunidade. Criminosos que nao sao punidos e voltam a cometer crimes barbaros. Uso de drogas e proibido por lei, mas ninguém faz nada para coibir. Inclusive o local onde mais se consome é nas escolas, sejam péublicas ou privadas (Só para citar alguns exemplos).


No quesito corrupçao, me preocupa muito casos como or ecente da concorrencia ( ?) “vencida” pela Bombardier+alstom para o metrô de Montréal, isso pra mim foi pior que as trapaças do Maluf (e outros tantos que conhecemos!).


Como assim inventar aos 46′ do segundo tempo uma lei para adequar uma cachorrada daquelas? Fazer a populaçao pagar o dobro do preço por um contrato (já começaram a tirar de outras fontes, vide novos valores de matriculas dos veiculos!) sem esclarecer as razoes e tirando de forma vergonhosa um concorrente estrangeiro competitivo (se os trens do concorrente nao eram bons, pq. nao abriram o jogo e informaram claramente a populaçao que nao estavam comparando maças com maças?? ). Isso me lembrou o Brasil protecionista e militar dos anos 70 e 80, que afundou o país num atraso tecnológico sem precedentes e freiou o desenvolvimento por anos por uma suposta “proteçao da industria nacional” e onde para resolver qualquer questionamento, era só criar um AI-5.






Meeeeda, muito meeeda de ver isso aqui que gostamos tanto se degradar nos próximos 15 anos…






Infelizmente aqui no Québec, absurdos adminitrativos (e sinais claros de corrupçao na esfera pública) geram indignaçao pública mas assim como no Brasil, na maioria das vezes, essa indignaçao nao passa das conversas nas rodinhas na hora da pausa-café.


De vez em quando um ou outro grupo fazem uma manifestaçao, mas tenho a impressao que o impacto que elas causam é bem pequeno. Tomara que eu esteja beeeem errada.


Por isso adorei a galera entrando na prefeitura de Mascouche para assustar “o homi”. Moradores de outras cidades (como Laval, Montréal) poderiam bem tomar isso como exemplo.






abraços


Erika




Bonne Chance! Paola

3 comments:

Anonymous said...

Oi Paola!!
Nossa, faz tempo mesmo, nem lembrava mais desse comentário.
Tanto que no item segurança, algumas coisas que estava pessimista atualmente estou mais otimista, vi algumas açoes em prol de cuidar de crimes que andaram aumentando por aqui (ainda que os numeros já fossem lindos comparados com os do Brasil!). A esperar para ver os resultados.
Menina, o comentário táva com erros horrorosos de português, rsrs... vou corrigir(!):
- sejam péublicas = sejam públicas
- como or ecente da = como o recente da
- De vez em quando um ou outro grupo fazem uma = De vez em quando um ou outro grupo faz uma
Os acentos nem vou corrigir pois com esse teclado, sem chance!

Isso que dar digitar correndo!!
Bjocas e obrigada por nos citar!

Erika

Unknown said...

espero que as coisas continuem melhorando, como a Erika está mais otimista agora. Isso deve ser um bom sinal =)

abraços;
Catherine
http://meetyoutherecanada.blogspot.com/

Anonymous said...

Nunca quis ir para o Québec pois tem muito mais similaridades com o Brasil (pro bem e para o mal)