Saturday 15 October 2011

Atividades escolares

Bom, este e fruto de uma fase um tanto dificil que minha filha mais velha, Vitoria, esta vivenciando.

Ela entrou aqui na primeira serie (grade 1) e ao contrario de todos os amiguinhos imigrantes, ela nao sabe o alfabeto, nao conhece as letras e nao sabe escrever seu proprio nome. Quer dizer, ela sabe tudo isso sim - em hebraico, escrevendo da direita para a esquerda.
Tentei argumentar e explicar que ela e a unica que sabe hebraico na sala e que com certeza se tivesse sido ensinada o alfabeto em frances ela saberia. Por um minuto seus olhos brilharam e ela sorriu mas logo em seguida me respondeu: "Ta bom, mamae. Mas saber hebraico no momento nao esta me ajudando em nada. Eu preciso saber escrever meu nome em frances", compeltou.

Entao e isso minha gente. Antes da imigracao eu perguntei a muita gente sobre colocar na aula de ingles e etc. Todos foram unanimes em dizer que crianca aprende rapido. E verdade, ela ja entende MUITA coisa em frances, e so conta os numeros em frances agora. Mas ... ninguem pensou, nem eu, que nem o alfabeto ela conhecia. E como pra gente e sempre mais facil chegar aqui com pelo menos algum dominio da lingua, tb pra ela teria sido mais facil chegar aqui ja com pelo menos o mesmo conhecimento basico do alfabeto.
Eu ate a coloquei numas aulinhas particulares de ingles e ela aprendia bem, mas nao estudaram as letras e os numeros. Alem disso, assim que mudamos de planos, optando por Montreal em lugar de Calgary, ela parou de frequentar as aulinhas com a querida Emily, uma adolescente muito fofa que lhe dava as aulas nas sextas a tarde quando voltava do exercito.

Nestes sites vcs poderao ver os programas por serie da crianca e quem quiser podera direcionar algumas atividades para os filhos com o objetivo de amortecer o choque da imigracao no que diz respeito a educacao dos pequenos (e tb dos grandinhos).
Tem tb, para quem ja esta aqui, no Costco, cadernos de exercicios por serie. E so comprar a serie que vc queira trabalhar com seu filho. Eu ainda nao fui la comprar por falta de carro, mas assim que puder irei.
E aqui ficam uns sites legais sobre o assunto:
Como se nao bastasse, apos a menina ter investido fundo no frances, ja estar entendendo bastante coisa, nos vamos nos mudar para a parte inglesa e ela vai comecar do zero novamente. Eu sento pra fazer os exercicios em ingles das letras e tudo e ela me faz perguntas e me da respostas em frances ... ai meu Deus, o que estou fazendo com minha princesa?!

Bonne Chance! Paola

1 comment:

Lupatinadora said...

Fica tranquila que no final tudo dá certo! Olha que privilégio pra Vitoria, hebraico, português, francês e inglês!