Wednesday 25 April 2012

Canadá fecha parceria com o ‘Ciência sem Fronteiras’, programa de bolsas do governo brasileiro


Escrito por  
O ‘Science Without Borders’ ou ‘Programa Ciência sem Fronteiras’ trata-se do maior investimento em bolsas no exterior já realizado pelo Brasil, a maior economia da América Latina e a sexta em nível mundial. Serão oferecidos cerca de 75 mil bolsas de estudo financiadas pelo Estado e outras 26 mil, pelo setor privado, que permitirão a mais de 100 mil brasileiros estudar nas melhores universidades do mundo nos próximos quatro anos.
E a partir deste ano os estudantes brasileiros também poderão desembarcar em ares canadenses. O Escritório de Educação Internacional (CBIE), localizado em Ottawa, teve o prazer de anunciar o lançamento do Programa para o Canadá. A seleção será executada pelas Instituições de Ensino Superior interessadas e o intercâmbio contará com o apoio do Consórcio das Universidades de Alberta, Laval, Dalhousie e Ottawa e pelo próprio CBIE.
O programa canadense se concentrará inicialmente na graduação. Os estudantes terão de realizar estudos e estágios para um total de até 12 meses no país, prazo que pode ser estendido por mais dois meses para o estudo da língua. Após este período, os alunos irão voltar ao Brasil para completar seus programas de graduação. Até o momento, todos – no caso do Canadá – estão aguardando convocação, como é o caso de Carlos Galindo, estudante do curso de tecnologia em design gráfico do IFPE-PE, que aguarda a aprovação de seu nome. Ele está concorrendo a uma vaga de tecnólogo no Canadá.
Em entrevista a OiToronto, o coordenador-geral do Programa CsF em Pernambuco, professor Rodrigo Pinto, diz que o programa se encontra a pleno vapor e que a maior barreira tem sido a necessidade de proficiência no idioma do país de destino. “Para superar esse obstáculo, estamos firmando convênios com órgãos como o Instituto Cervantes, o British Council, a Alliance Française etc. para capacitar nossos professores e preparar nossos alunos para testes como o Toefl”, informa Pinto.
O Ciência sem Fronteiras, lançado no dia 26 de julho de 2011, é um programa do Governo Federal que busca consolidar, expadir e internacionalizar a ciência e tecnologia, por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação, especialmente nas áreas de engenharia, tecnologia e ciências básicas. As inscrições são feitas on-line, no site Ciência sem Fronteiras onde estão disponíveis todas as informações a respeito dos requisitos para se candidatar. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.


Bonne Chance! Paola

No comments: