Wednesday 25 April 2012

Os cursos universitários e carreiras mais promissores no Canadá



POR  / EMAIL
23 ABR 2012 / 3 COMENTÁRIOS
Frequentar uma universidade no Canadá pode abrir diversas portas no mercado de trabalho, mas para evitar uma grande frustração é preciso escolher o curso certo. Apesar de um aumento no desemprego em Toronto, alguns setores estão a procura de profissionais qualificados.
O índice de desemprego em Toronto em março foi de 8.3%, maior que a média nacional (que gira em torno de 7.2%). Estudantes recém-formados e imigrantes reclamam que não conseguem arranjar um emprego, ao mesmo tempo em que algumas empresas canadenses possuem vagas sobrando. O motivo, segundo especialistas, é a falta de mão-de-obra qualificada e de profissionais licenciados.
Segundo o Departamento de Finanças de Ontário, é possível que até 2031 haja uma déficit de profissionais qualificados que deve variar de 200 mil a 1.8 milhão de pessoas. Uma pesquisa feita pela Toronto Regional Research Alliance (organização responsável em promover estudos na área de desenvolvimento econômico) e divulgada em fevereiro desse ano, mostrou que estudantes se interessam mais em estudar administração e marketing, ao invés de engenharia e tecnologia informativa, duas das áreas que estão mais em expansão no Canadá e que sofrem com a falta de profissionais. O mesmo estudo mostrou que de cada sete empregos oferecidos na Grande Toronto, há somente um recém-graduado que se qualifica para a vaga.

Profissões do Futuro

Devido à uma instabilidade econômica no país, é difícil afirmar quais profissões estarão em alta no futuro. No entanto, o envelhecimento da população, o consumo de dispositivos tecnológicos como computadores e iPhones e a grande demanda global por petróleo levam a crer que quem for formado na área de saúde, tecnologia da informação ou engenharia petroquímica tem mais chance de se dar bem no Canadá.
“Muitos estudantes desconhecem as profissões que estão em alta e terminam optando por áreas ligadas aos negócios. É preciso que o diploma universitário atenda às necessidades das empresas. Quem se forma em um setor onde a demanda de profissionais é baixa, vai ter dificuldade em arranjar emprego”, afirma Paula Lessa, especialista em Recursos Humanos.
Paula alerta que a demanda de profissionais pode variar de acordo com cada região. Em Ontário, por exemplo, a contratação de professores para o ensino pré-escolar está em alta, uma vez que as aulas passarão a ser ministradas em período integral e novas escolas serão construídas. Já em Alberta, a grande procura é por pessoas com formação ligada à indústria de petróleo.
O Departamento de Faculdades, Universidades e Treinamento de Ontário também prevê que haverá um aumento de empregos na área de saúde (como médicos e enfermeiros) e tecnologia da informação (como engenheiros de softwares e analistas de sistema), além de eletricistas, encanadores, higienistas dentários e trabalhadores de profissões relacionadas à primeira infância.
De acordo com dados fornecidos pelo Statistics Canada (órgão do governo canadense responsável por produzir estatísticas sobre a população e economia do país), espera-se que haja um leve aumento de emprego no país em 2012, depois que foram criadas quase 200 mil novas vagas no ano passado, 1.2 % a mais que no ano anterior.
O OiToronto traz uma lista dos cursos universitários e profissões que estão em alta atualmente no Canadá, segundo diversos especialistas. Os dados foram fornecidos pelo Departamento de Recursos Humanos do Governo do Canadá, que se baseou em diversas pesquisas. A média salarial está relacionada ao mercado em Toronto.
  • Medicina- Para se tornar médico no Canadá, é necessário ser graduado em algum curso ligado à ciência, como biologia por exemplo, antes de ingressar na escola de medicina, que dura em média quatro anos (algumas escolas oferecem em três). Após a graduação, é preciso passar pela residência (que leva cerca de dois anos para clínico geral ou mais tempo para outras especialidades), além de ser aprovado pelo Medical Council of Canada e obter um licença para trabalhar na província ou território.Média salarial: $160 mil/ano (para clínico geral).
  • Gerência de Sistema de Informação/ Computação- É preciso ter formação acadêmica em ciência da computação ou qualquer outro curso ligado à tecnologia informativa. Além disso, as empresas procuram gente com vários anos de experiência em engenharia de software, análise de sistema, programação ou design de redes. Média salarial: $83 mil/ano.
  • Enfermagem- Além da graduação em enfermagem, é preciso treinamento acadêmico adicional para trabalhar em áreas específicas. Ser registrado em uma entidade reguladora é obrigatório em todas as províncias e territórios. Média salarial:$83 mil/ano.
  • Gerência Financeira (Contabilidade)- Quem tem diploma universitário nas áreas de economia, administração, contabilidade ou marketing tem mais chance de conseguir o emprego. Algumas empresas exigem pós-graduação na área de finanças. Vários anos de experiência em contabilidade, auditoria, planejamento e análise financeira também ajudam na contratação. Média salarial: $69 mil/ ano.
  • Engenharia Civil- Formação em engenharia civil é necessária para quem quer atuar nesse ramo, além do registro como engenheiro profissional por uma associação de profissionais na província ou território. Média salarial: $67 mil/ ano.
  • Educação Pré-Escolar- Essa profissão está em alta no momento em Ontário. No Canadá, para trabalhar nessa área é preciso ser formado em educação. Algumas escolas exigem também formação em desenvolvimento infantil. O candidato ao cargo precisa adquirir um certificado de ensino provincial. Média salarial: $ 60 mil/ano.
  • Engenhearia Petroquímica- Essa profissão está em alta em províncias como Alberta devido à grande presença de petróleo na região. Formação em engenharia petroquímica e registro como engenheiro profissional são necessários. Média salarial: $64 mil /ano (Em Alberta, a média salarial gira em torno de $86 mil/ ano).
  • Odontologia- A profissão de dentista também está em alta no Canadá. Quem quer trabalhar nessa área precisa ser formado na área, ser licenciado por uma entidade reguladora e obter uma licença especial para cada especialização. Média salarial:160 mil/ano.
  • Farmácia- Além de formação em farmácia, é preciso passar por treinamento supervisionado e adquirir uma licença da província ou território em que se deseja trabalhar. Média salarial: $82 mil/ ano.
  • Educação Técnica- O fato do Canadá possuir uma grande demanda de profissionais como eletricistas, encanadores e soldadores faz com que os cursos técnicos, como os colleges, necessitem de mais professores. Quanto maior o seu nível educacional e experiência, melhores são as chances de conseguir a vaga. É preciso curso superior na área em que você pretende ensinar. Algumas instituições também exigem mestrado e certificado em educação para adultos. Média salarial: $64 mil/ ano.



Bonne Chance! Paola

No comments: