Tuesday 2 September 2014

Entenda o mito da "falta de experiência canadense"

Matéria interessante que saiu no OiToronto. Leiam aqui no Blog  ou confiram no site:

[CANADIAN IMMIGRANT] Entre todos os mitos que os imigrantes encontram ao chegar no Canadá, o mais usado para sinalizar algum tipo de falha por parte dos imigrantes é a tal da falta de experiência canadense.
A realidade é que todos os imigrantes (para qualquer país, não apenas para o Canadá) carecem de experiência em sua nova casa; afinal, eles nunca viveram lá antes! Enquanto a frase falta de experiência canadense pode ser interpretada de forma literal, também é frequentemente um eufemismo usado por alguns empregadores, colegas de trabalho e até mesmo prestadores de serviços para esconder o que eles sabem que não podem ou não devem dizer. Pode até ser uma forma de discriminação, bullying ou assédio.
Neste artigo, vou falar sobre o que exatamente é a falta de experiência canadense, como isso afeta os imigrantes à procura de emprego e o que você pode fazer em relação a isso.

O que é experiência canadense?

A experiência canadense é definida de forma diferente de pessoa para pessoa. Ao contrário do que muitos pensam (ou seja, que ela se refere à experiência de trabalho), todas as opiniões parecem apontar para a seguinte definição: experiência canadense é a capacidade de entender a cultura local de trabalho e se adaptar à ela ao se comportar de acordo com a expectativa do mercado de trabalho canadense (muitas vezes também chamada de habilidades leves, ou soft skills, em inglês).
Ela inclui muitas subcategorias, tais como estar ciente de: tendências da indústria local, quem é quem em seu ramo profissional, os tipos de bens e serviços, o mercado local, a legislação canadense, tecnologias e jargão profissional.
Aqueles que adquirem essas habilidades sociais parecem obter a chamadaexperiência canadense rapidamente, enquanto aqueles que não conseguem passam anos lutando para “se encaixar” no mercado.
Embora muitos recém-chegados optem por empregos que apenas garantem sua sobrevivência com o objetivo de adquirir experiência canadense, a verdade é que estão adquirindo só experiência de trabalho. Trabalhar como um segurança, caixa em uma loja de departamento ou ajudante de cozinha não te dará a experiência canadense da qual você realmente precisa. Esses trabalhos podem ainda aumentar o tempo entre o seu último trabalho profissional e o que você está procurando. E quanto maior essa distância, mais difícil será passar de um trabalho de sobrevivência para um trabalho profissional.

Mas às vezes…

falta de experiência canadense também pode ser usada para rejeitar seu currículo ou também como uma desculpa depois de uma entrevista de emprego, sem maiores esclarecimentos. Nesses casos, é difícil saber se isto representa uma preocupação real sobre suas habilidades para um bom desempenho no trabalho ou se esconde percepções subjetivas sobre você ser a pessoa certa para aquela vaga, o que pode ser uma linha muito fina de pura discriminação. Esta situação é agravada quando seu currículo não segue os padrões canadenses e não mostra seu envolvimento com a cultura local ou interesse em atualizar a sua formação.

O que você pode fazer

  • Aprenda o máximo possível sobre a sua nova cultura e faça de tudo para abraçá-la. Misture-se com pessoas de culturas diferentes, incluindo diferentes grupos de canadenses. Junte-se a clubes e grupos.
  • Saiba mais sobre o que está acontecendo no Canadá. Leia jornais e blogs para explorar as questões que irão impactar sua indústria ou profissão. Quais são as tendências? O que está acontecendo?
  • Planeje entrevistas informativas. Faça isso com duas pessoas em sua área ou até mesmo em uma nova profissão que você gostaria de explorar. As entrevistas informativas podem te dar o ponto de vista de uma pessoa que já está inserida no mercado e você será capaz de comparar a sua própria experiência e como as coisas são feitas no Canadá.
  • Antes de avaliar suas credenciais ou iniciar alguma especialização, colete mais informações. Será que vale a pena? Quem é o órgão regulador ou associação da sua profissão? Como isso é feito? Converse com especialistas em seu ramo, procure as fontes.
  • Escolha a sua formação de forma estratégica. Você pode não precisar de uma nova graduação: na maioria dos casos, alguns cursos estratégicos farão o mesmo papel, pois os empregadores vão reconhecer uma instituição canadense em seu currículo e apreciarão a sua vontade de fazer uma atualização.
  • Considere trabalhar meio-período em nível iniciante em sua área ou um setor similar. Isso permitirá que você pratique em sua área, mostre suas habilidades, elimine o período sem atividades em seu currículo e tenha tempo suficiente para procurar um emprego mais permanente e profissional.
  • Faça contatos. Estabelecer contatos é a abordagem número 1 para encontrar vagas de trabalho no Canadá. Essa estratégia, semelhante ao voluntariado e à escolha de formação, precisa ser estratégica. A fim de fazer contatos de sucesso, você precisa se tornar “conhecido” nos círculos da indústria: assistir à conferências profissionais, eventos e workshops, participar de fóruns, solicitar entrevistas informativas com especialistas do setor, aceitar estágios e assim por diante.
  • Faça trabalho voluntário! O trabalho voluntário é muito valorizado pelos canadenses. 75% deles já trabalharam como voluntários em algum momento de suas vidas. Fazer trabalho voluntário te ajudará a fazer contatos, preenchendo o vazio no seu currículo, aprendendo sobre a cultura e as práticas canadenses e mostrando aos empregadores que você está realmente envolvido com o Canadá.

Bonne Chance! Paola

No comments: