Friday 9 December 2011

Carteira de motorista em Ontario

Vamos comecar com uma pequena comparacao entre Ontario e Quebec.

1) Validade da sua carteira de motorista internacional ao chegar no Canada como imigrante:
Ontario = 2 meses
Quebec = 6 meses
2) Fases para obter sua carteira de motorista no Canada:
Ontario = 3 fases (G1, G2 e G)
Quebec = 2 fases (G1 e G)
3) Reprovou na prova teorica?
Ontario = paga-se $10 e vc pode refazer o teste na mesma hora, quantas vezes quiser.
Quebec = vai ficar de molho 1 mes ate poder refazer a prova (vai estudar malandro!)
4) A prova:
Ontario: no papel, corrigida manualmente pela simpatica senhora que tem diz "congratulations" ou "sorry, you have failed. Would you like to take it again?"
Quebec: no computador, o resultado sai na hora e durante a prova o sistema te diz quantos erros vc ainda pode cometer (ai que meda!)

Entao, voltando ... na Terca, 06.12.2011, eu fiz a G1, que e a prova teorica. Taxa = $85. A prova consiste de  40 questoes dividas em 2 seccoes. Vc pode ter no maximo 4 erros em cada seccao para aprovar.
Alem de levar seus documentos traduzidos vc deve levar sua carteira de habilitacao nacional do pais de origem e um documento (PR, comprovante de landing/residencia, etc). Veja aqui a lista de documentos que podem ser apresentados e todas as informacoes pertinentes a troca da sua habillitacao brasileira (ou de outro pais) por uma canadense. Lembrando que apos vc obter sua habilitacao "canadense", ao mudar de provincia e so trocar a habillitacao sem necessidade de fazer provas etc. O mesmo e valido para alguns poucos paises (a lista pode ser econtrada aqui, mas nao se iludam, Brasil nao esta dentre eles).

Antes da prova vc vai no guiche, preenche um formulario, faz um teste de visao, tira sua foto, paga a taxa e ai entao pode se dirigir a sala de prova.

Link para fazer o test online (vamos estudar galera!)

Apos ter sido aprovada, seguindo a orientacao da minha instrutora de transito, voltei ao guiche e pedi para pagar a taxa do "road test", ou seja, a prova pratica. Aqui vc tme duas opcoes fazer a G2 ou a G. Para poder fazer a G vc tem que ter um minimo de 2 anos de experiencia no volante, caso contrario vc so pode fazer a G2. A diferenca entre elas e que na G vc tem que fazer a prova na auto-estrada (highway) tb e na G2 esta insento. Alem disso, depois de ter ja a habilitacao, com a G2 vc nao pode ter nenhuma gota de alcohol no sangue e com a G vc pode ter uma taxa de 0.08%. Apos 5 anos com a G2 vc e obrigado a fazer a prova para a G. Se vc optar ir de cara pra G e nao passar, faz a G2.

A minha isntrutora, que conheci hoje, 08.12.2011 chama-se Barbara, e uma polaca muito bonita e simpatica, alem de muito profissional. Fui recomendada a contratar os servicos dela por uma amiga e estou muito satisfeita. Ela atende a toda GTA e o telefone dela e: 001-905-302-1782.
Hoje fui com ela fazer minha primeira aula. Ela verifica como vc dirige, se tem muitos vicios a corrigir e te diz se vc precisa de mais aulas ou nao. No meu caso me disse que nao - que bom! Esta aula de 1.5 hr custou $60. Ela tb marca a prova teorica. Havia pedido a ela que marcasse o quanto antes mas que fosse ate terca ou depois da sexta e nao e que a danada em poucos dias conseguiu marcar para a Sexta?! Mas lastima que so posso depois da sexta feira, pois estarei "sograless" e "maridoless" por 4 dias e nao teria com com deixar a Louise e tb nao seria justo com ela que eu desaparecesse ... some pai, some avo e agora a mae tb ... haja fortaleza emocional! Enfim, ela tera que desmarcar. Agora importante: nao se pode desmarcar mais que duas vezes ... nao sei exatamente o que acontece, mas ela me avisou que nao proxima data que ela marcar eu nao poderia desmarcar. Entao ja deixei avisado que fosse somente apos o dia 16.12.
No dia da prova ela ira me levar pra fazer todas as possiveis rotas que farei e a prova eu farei tb no carro dela.
Bom, e isso, assim qeu tiver mais novidades sobre o assunto eu aviso.

Bonne Chance! Paola

No comments: