Tuesday 13 December 2011

Piui! Tic Tac Tic Tac ... Piui!

Nao sei se o sangue mineiro herdado dos meus pais, se e porque fui batizada em M.G., ou se isso e fruto de inumeras ferias escolares na roca ... mas eu sou louca por trem!

E tirei a sorte grande de ouvir daqui de casa o apito do trem de longe, apitando algumas vezes por dia.
So falta agora ver a Maria-fumaca, sentir o cheiro de comida caseira feita no fogao de barro branco a lenha da minha querida e falecida vovo.
Ai que saudade da minha familia. Que saudade da minha querida tia Penha que me mimou tanto eque agora e a unica pessoa da familia que mora em Mutum. Ela fica sozinha la ... e eu adoro ela! E adoro aprender suas receitas de guloseimas, ve-la fazer crochet como se respirasse - de vez em quando ela para, faz umas contas, enfiava a agulha novamente e prossegue.
O tempo passa e as pessoas queridas se vao. Lembro que meu avo desligava o chuveiro e eu ficava toda ensaboada e com xampu na cabeca ... ele dizia que estava demorando muito no banho ... rrssss! Mal sabe ele que eu me esforcava pra caramba pra tomar banho rapido na casa dele!
E no quintal deles tinha um pe de fruta-pao. Ah! este quintal ocupava muito meus dias de ferias. Ficava eu (que gracinha!) correndo pra la e pra ca com um pano de prato na mao - espantando borboleta branca! Sim, claro, elas poe ovinhos que se transformam em larvas e estas comem as folhas de alface e mostarda tao bem cuidadas. Eu me sentia muito importante.
Aprendi a costurar no colo da minha vo, numa maquina de costura com pedal. Ela pedalava e eu "costurava".
Na casa da minha vo tinha doce de tudo quanto e fruta e como bons mineiros, comiamos todos eles acompanhados de queijo de minas (verde)

Pois e, quantas lembrancas pode trazer o apito de um trem ... Sao muitas lembrancas! Viagens de trem de Vitoria (E.S.) para Mutum (M.G.). Hoje eu sei que meus pais chegavam na casa da vovo um verdadeiro bagaco ... mas eu me divertia!

E e pensando assim que me convenco de que a vida de imigrante tem seus desgastes e a gente fica se sentindo um bagaco, mas as criancas, alem da dificuldade do idioma, acho que estao achando tudo isso uma verdadeira festa. E terao boas lembrancas para um dia contar p/ suas filhas (filhos).
Imaginem que as caixas de papelao grandes que chegaram de Israel com os brinquedos delas estao sendo mais usadas por elas p/ brincar que os proprios brinquedos! Cada uma pegou uma para si e ora elas sao casas, onde elas entram dentro, ora sao camas p/ suas bonecas ...

Bom, a maquina de lavar roupa ja terminou. Ja posso descer, colocar na secadora e ir pra cama :-)

Boa noite a todos!
Bonne Chance! Paola

No comments: